Categoria Economia  Noticia Atualizada em 16-07-2008

Cacciola deve ser extraditado nesta quarta-feira
Ex-banqueiro est� preso desde setembro em M�naco. Ele deve chegar ao Brasil na manh� de quinta-feira.
Cacciola deve ser extraditado nesta quarta-feira
Foto: http://cmedeiros.files.wordpress.com

Preso desde setembro do ano passado em M�naco, o ex-banqueiro Salvatore Cacciola embarca na tarde desta quarta-feira (16) para o Brasil. Representantes do Minist�rio da Justi�a e uma equipe da Pol�cia Federal (PF) chegaram no final da noite de ter�a-feira ao principado e deram in�cio � extradi��o.

Pela manh�, o laissez passer, documento autorizando a sua passagem pela Fran�a, foi entregue ao diretor de Servi�os Judici�rios, Philippe Narmino. Escoltado por policiais, Cacciola deixou a pris�o rumo ao aeroporto de M�naco, onde embarcou em um helic�ptero para o aeroporto de Nice. No in�cio da tarde, Cacciola deixar� a Fran�a rumo ao Rio de Janeiro, onde deve chegar na quinta-feira pela manh�.

Pedido � ONU
Na segunda-feira, a Organiza��o das Na��es Unidas confirmou ter rejeitado oficialmente o apelo do ex-banqueiro para n�o ser extraditado. O relator especial da ONU para Tortura, Manfred Nowak, confirmou que n�o aceitou o recurso do ex-dono do Banco Marka.

Cacciola, em sua peti��o � ONU, alegou que n�o poderia ser extraditado com medo de ser torturado nas pris�es brasileiras. A ONU, contudo, negou-se a impedir a extradi��o e o caso foi tratado como uma tentativa dos advogados de evitar a todo custo a ida de seu cliente ao Brasil. Os advogados se basearam no fato de que a ONU chegou � conclus�o de que h� tortura "generalizada" nas pris�es do pa�s.

Cacciola � procurado pela Justi�a desde 2000, quando deixou o Brasil, via Paraguai, em dire��o � It�lia. Em 2005, ele foi condenado, � revelia, no Brasil, a 13 anos de pris�o por crimes de peculato - apropria��o ilegal de recursos por funcion�rio p�blico ou com aux�lio de um - e gest�o fraudulenta. A senten�a diz que os Bancos Marka e FonteCindam deram R$ 1,5 bilh�o de preju�zo � Uni�o durante a crise cambial de janeiro de 1999.

Com informa��es do Bom Dia Brasil e da Ag�ncia Estado

Cacciola deve ser extraditado nesta quarta-feira
Ex-banqueiro est� preso desde setembro em M�naco.
Ele deve chegar ao Brasil na manh� de quinta-feira.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir