Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-07-2008

SP registra umidade do ar de 25%
H� 24 dias sem chuva, S�o Paulo registra apenas 25% de umidade relativa do ar nesta quarta-feira. Camada de polui��o cobre a cidade.
SP registra umidade do ar de 25%
Foto: Luiz Carlos Murauskas/Folha Imagem

S�o Paulo registrou �ndice m�nimo de umidade relativa do ar de 25% nesta quarta-feira em medi��o realizada pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O �ndice --observado por volta das 16h-- coloca o munic�pio em estado de aten��o. O n�mero pode baixar ainda mais devido � condi��es de vento favor�veis � dispers�o da umidade, de acordo com o instituto. N�o chove na cidade h� 24 dias.

Pelo CGE (Centro de Gerenciamento de Emerg�ncias), da Prefeitura de S�o Paulo, o menor �ndice registrado hoje foi de 29% em no medidor de Campo Limpo (zona sul). A temperatura mais alta foi de 24,7�C em Perus (zona norte).

De acordo com o CGE, os �ndices de umidade podem aumentar somente a partir da pr�xima ter�a-feira (22), quando uma frente fria se aproxima da regi�o. Por�m, o fen�meno tem fraca intensidade e n�o deve trazer chuvas, somente aumentar� o n�vel de umidade e facilitar� a dispers�o de poluentes.

A OMS (Organiza��o Mundial da Sa�de) indica como adequada para a sa�de das pessoas a umidade relativa do ar em torno de 60%. � considerado estado de aten��o quando a umidade relativa est� entre 20% e 30%. O estado de alerta � considerado quando a umidade fica entre 12% e 20%. Abaixo de 12%, a OMS define como estado de emerg�ncia.

Sem chuvas

O �ltimo registro de chuva feito pelo Inmet foi no dia 22 de junho deste ano, quando a cidade foi atingida por 2,9 mil�metros de precipita��o. Desde ent�o, ocorrem condensa��es do vapor da �gua, conhecidos como orvalhos, ou chuviscos que n�o chegam nem a interferir nos �ndices medidos.

Registros do instituto apontam ainda que o �ltimo �ndice significativo foi registrado h� um m�s, no dia 16 de junho, com 11,6 mil�metros.

Cuidados com a sa�de

Para tentar evitar danos � sa�de durante o per�odo de aus�ncia de chuvas e frio, o Minist�rio da Sa�de, a Secretarias Estadual de Sa�de e o CGE (Centro de Gerenciamento de Emerg�ncias) recomendam cuidados com a alimenta��o, h�bitos e dicas simples que podem ser colocadas em pr�tica em casa.

Alimenta��o

- comida: a dica � substituir alimentos fritos pelos assados, que facilitam o processo de digest�o e consumir frutas e verduras ricas em vitamina C
- l�quidos: � recomendada a ingest�o freq�ente de l�quidos --como �gua, sucos naturais e �gua de coco-- e de alimentos saud�veis --principalmente frescos

Limpeza de casa

- faxina: � eficaz para evitar o ac�mulo de poeira. Se a pessoa tiver alergia, � recomend�vel evitar tapetes e cortinas
- vassoura: evite. � melhor usar aspirador e pano �mido

Umidade

- bacias com �gua: elas melhoraram a umidade do ar, assim como o uso de toalhas molhadas
- vaporizadores: tamb�m s�o eficazes

Higiene pessoal

- banhos quentes: apesar do frio, evite banhos muito quentes. Eles ressecam a pele
- cremes: auxiliam na hidrata��o
- olhos e narinas: uso de soro fisiol�gico evitam o ressecamento

Roupas

- bon� e roupas leves: protegem contra os efeitos do sol e do calor da seca
- roupas de frio: pe�as feitas com l� podem conter �caro. Antes de tir�-las dos arm�rios, a dica � lav�-las

Exerc�cios f�sicos

- hor�rio: o mais recomend�vel � evitar exerc�cios f�sicos ao ar livre entre 10h e 16h
- intensidade: modere. o tempo seco reduz a capacidade do corpo para a pr�tica de atividades

H�bitos e v�cios

- aglomera��es: evite ao m�ximo, principalmente em ambientes fechados. Prefira locais arejados, mas protegidos do sol
- fumo: n�o fume. Os al�rgicos devem evitar locais com ambientes de cigarro

Fontes: Minist�rio da Sa�de, secretarias Estadual e Municipal de Sa�de.

SP registra umidade do ar de 25% e deixa cidade em estado de aten��o

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir