Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-07-2008

Aluno de artes picha prédio como trabalho final e é expulso
Estudante do último ano pichou o prédio para protestar
Aluno de artes picha prédio como trabalho final e é expulso
Foto: Werther Santana/AE

Um estudante do último ano do curso de artes visuais do Centro Universitário Belas Artes, em São Paulo, foi expulso da faculdade pouco mais de um mês depois de pichar o prédio da instituição como forma de apresentar seu trabalho de conclusão de curso. Segundo a assessoria de imprensa da Belas Artes, cabe recurso administrativo da decisão.

No dia 11 de junho, data de início da apresentação dos trabalhos de conclusão de curso, o estudante e mais um grupo de cerca de 40 pessoas encapuzadas invadiram o prédio da Belas Artes e picharam a fachada do prédio, a recepção e salas de aula. Na ocasião, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), funcionários foram agredidos durante a ação do grupo que usou várias latas de spray. Cinco pessoas foram detidas e liberadas em seguida.

O estudante de 24 anos estudou os quatro anos como bolsista no curso de artes visuais. Ele teria pichado o prédio como forma de protestar contra as condições sociais e a deficiência da educação.

Segundo nota oficial da faculdade, o estudante não cumpriu os requisitos regimentais da faculdade e do curso para apresentação de trabalhos finais, pois não teria apresentado no prazo determinado o seu trabalho de conclusão de curso, tendo sido, por esta razão, reprovado.

Diz a nota: No dia marcado para a apresentação dos trabalhos finais do curso de artes visuais, o ex-aluno, que não estava relacionado pelos motivos apresentados, promoveu a invasão deste Centro Universitário e praticou atos de vandalismo contra o seu patrimônio, juntamente com mais 40 pessoas. Funcionários foram agredidos e a comunidade acadêmica sentiu-se ameaçada pela hostilidade da ação, como se pôde verificar pelas imagens e reportagens divulgadas nos principais veículos de comunicação deste país.

A nota diz ainda que o Belas Artes não aplicou punição acadêmica ao ex-aluno, pois a reprovação já havia ocorrido pelo não cumprimento dos prazos e não apresentação do trabalho final. O ex-aluno foi desligado após processo administrativo disciplinar, única e exclusivamente, em decorrência da agressão a funcionários e dos danos causados ao patrimônio da Mantenedora da Instituição de Ensino, condutas disciplinadas em lei e sujeitas à ação penal.

Aluno de artes picha prédio como trabalho final e é expulso. Estudante do último ano pichou o prédio para protestar.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir