Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 20-07-2008

Hamilton vence Dobradinha de 2º e 3º Massa e Nelsinho
Hamilton dá mais um show, vence, e Nelsinho é segundo na Alemanha
Hamilton  vence Dobradinha de 2º e 3º Massa e Nelsinho
Foto: Reprodução

Lewis Hamilton deu mais um show e venceu o GP da Alemanha, disputado neste domingo, em Hockenheim. O inglês se recuperou muito bem mesmo com um pit stop tardio, após a entrada do safety car por causa do acidente de Timo Glock. Nelsinho Piquet se aproveitou da bandeira amarela e assegurou um segundo lugar brilhante após largar em 17º.

Felipe Massa chegou na terceira posição após tentar mudar a estratégia durante a entrada do safety car. O brasileiro da Ferrari fez seu pit stop e levou vantagem em relação a Hamilton, que não parou. No entanto, o piloto da McLaren tinha um ritmo mais rápido e fez a ultrapassagem a dez voltas do fim. Hamilton tomou a posição de Nelsinho três voltas depois. O feito dos brasileiros encerrou um jejum de 13 anos sem dois pilotos do país no mesmo pódio - o último foi na Bélgica, em 1991, com Senna em primeiro e Nelson Piquet em terceiro.

Nick Heidfeld pressionou Felipe Massa no fim da corrida, mas não conseguiu a ultrapassagem. O alemão da BMW Sauber chegou na quinta posição, uma posição à frente de Kimi Raikkonen, da Ferrari. O finlandês conseguiu superar Robert Kubica a sete voltas da bandeirada e o polonês ficou em sétimo.

Sebastian Vettel, da STR, fechou a zona de pontuação em oitavo. No entanto, a revelação alemã protagonizou um lance polêmico da prova, quando dividiu a saída dos boxes com Fernando Alonso após o segundo pit stop e jogou o espanhol para fora da linha branca. O bicampeão mundial reclamou muito, mas cometeu alguns erros e chegou apenas em 11º, nove posições atrás do companheiro na equipe francesa.

A próxima etapa da temporada 2008 da Fórmula 1 será disputada no dia 3 de agosto no circuito de Hungaroring. Lewis Hamilton chegará no GP da Hungria na ponta do Mundial de Pilotos, quatro pontos à frente de Felipe Massa, o segundo. Kimi Raikkonen, que estava empatado com os dois, está agora a sete da liderança

Safety car e McLaren quase estragam corrida de Hamilton
A corrida na Alemanha começou tranqüila, sem as tradicionais confusões nas duas primeiras curvas e no hairpin de Hockenheim. Lewis Hamilton manteve a ponta, seguido por Felipe Massa e Heikki Kovalainen. Robert Kubica, da BMW Sauber, avançou para quarto após ultrapassar Jarno Trulli e Fernando Alonso de uma vez na primeira volta. Kimi Raikkonen era o sétimo, mas recuperou o sexto lugar ao ultrapassar o espanhol na passagem seguinte.

O pelotão se afastou durante a primeira parte da corrida, antes dos pit stops. Hamilton abriu 12 segundos de vantagem para Massa, que estava seis à frente de Kovalainen. Após as paradas, o cenário continuava inalterado, até o acidente de Timo Glock, da Toyota, na 35ª volta, na última curva do circuito. A suspensão traseira esquerda do carro do alemão quebrou sozinha e ele bateu no muro.

Com isso, o safety car foi obrigado a entrar na pista para que a reta fosse limpa e o carro de Glock retirado. O alemão foi levado ao centro médico do autódromo, mas escapou ileso, apenas com algumas dores. Nelsinho Piquet, que estava em uma estratégia de apenas um pit stop, tinha acabado de sair dos boxes e foi o maior beneficiado com a bandeira amarela.

A maioria dos pilotos entrou nos boxes para fazer a parada, menos o brasileiro, Hamilton e Heidfeld. No entanto, os dois últimos ainda precisariam de mais um pit stop. Quando a direção de prova autorizou a relargada, os pilotos da McLaren e da BMW Sauber imprimiram um ritmo muito forte à corrida, para tentar abrir uma vantagem suficiente para voltar ainda na frente.

Nove voltas após a saída do safety car, Hamilton entrou para fazer seu último pit stop, 13 segundos à frente do pelotão. Ele voltou na sexta posição, atrás do companheiro Kovalainen, que cedeu a posição na volta seguinte. O inglês, então, começou a tirar um segundo por volta em relação a Nelsinho e Massa.

Hamilton alcançou Massa na 56ª volta e tentou a ultrapassagem sobre o brasileiro no hairpin. Massa tentou o troco nas curvas seguintes, mas o inglês não deu chances. Três passagens depois foi a vez de Nelsinho ser a vítima. O piloto da McLaren repetiu a receita e o ultrapassou na mesma curva.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir