Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-07-2008

Chef de cozinha forma turma em Paraisópolis
Durante 2 meses, o cozinheiro Celso Vieira ensinou o que sabe a jovens da favela
Chef de cozinha forma turma em Paraisópolis
Foto: Carolina Iskandarian/G1

A palavra é difícil de pronunciar: bouguignon. Lílian da Silva Manso, de 23 anos, pensa, tenta mais uma vez e decide pedir a ajuda ao professor. "Como é que se fala mesmo"? Em francês, o prato que se chama bouef bourguignon, é feito com músculo cozido, cenoura e vinho tinto. É apenas mais um que Lílian e outros nove moradores de Paraisópolis, na Zona Sul de São Paulo, aprenderam. Eles compõem a primeira turma de auxiliares de cozinha que se formou no sábado (19), na segunda maior favela da cidade.

"Eu não sabia nada sobre doces. Aprendi tudo aqui. Conheci pratos diferentes, nomes que nem imaginava. Tem um que nem sai", disse Lílian, referindo-se ao tal bouguignon. Foram 2 meses e meio de curso na Cozinha-Escola Paraisópolis com o chef Celso Vieira, que tem mais de 20 anos de experiência e queria repassar o que aprendeu.

Escolhemos Paraisópolis porque é uma comunidade enorme, encravada no Morumbi, e a moçada daqui não tem muita perspectiva. O objetivo é que eles se empreguem no mercado. São meninos de baixa renda que terminam o 3º ano e ficam sem o que fazer, contou Vieira. É a segunda vez que ele implanta esse projeto pessoal no país.

Chef de cozinha forma turma em Paraisópolis.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir