Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-07-2008

Rafael Ilha é solto após 17 dias de prisão
Ele havia sido preso em 1º de julho, acusado de tentativa de seqüestro
Rafael Ilha é solto após 17 dias de prisão
Foto: Reprodução/TV Globo

O ex-cantor do grupo Polegar Rafael Ilha foi libertado às 18h30 de sexta-feira (18), após 17 dias de prisão, confirmou a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) nesta segunda (21). Ele havia sido preso em 1º de julho, acusado de tentativa de seqüestro, formação de quadrilha e usurpação de função pública. Ilha estava detido no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo.

O advogado do cantor, José Vanderlei Santos, disse ao G1 na manhã desta segunda que o cliente foi beneficiado por uma decisão da Justiça que concedeu a ele liberdade provisória.



Rafael Ilha foi acusado de tentar, junto com outras duas pessoas, colocar à força em um carro a esteticista Karina Costa, de 28 anos. Ele informou à polícia que o ex-marido dela tinha entrado em contato e pedido para que a mulher fosse internada na clínica de reabilitação contra dependentes químicos do ex-Polegar.



A esteticista negou ser usuária de drogas e se colocou à disposição para fazer exame toxicológico. Além disso, de acordo com relatos de testemunhas, Rafael Ilha estaria usando uma camiseta do Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc) no momento da abordagem à mulher.



Defesa
Rafael afirmou, ao ser detido, que fazia "um trabalho de abordagem para saber se ela (Karina) estava bem ou mal ou se precisava de ajuda". Na ocasião, o advogado do cantor contou ao G1 que o ex-Polegar fez uma "abordagem cordial", atendendo ao pedido de internação feito por um cliente, o ex-marido da moça. "Um ex-cliente fez um tratamento com ele na clínica. E fez o mesmo pedido de que ele recepcionasse a moça em sua clínica também pra efeito de tratamento. Foi conversar com ela pra saber se teria ou não interesse. Rafael diz que foi fazer uma abordagem cordial", disse o advogado.



Histórico
O Grupo Polegar estourou em 1989, com a música "Dá Para Mim", e chegou a vender um milhão de discos. Rafael Ilha deixou o grupo em 1991. Depois disso, o ex-vocalista acumulou passagens pela polícia. Ele foi preso pela primeira vez em setembro de 1998, quando tentava assaltar pessoas num cruzamento para comprar drogas. Ele roubou um vale-transporte e uma nota de R$ 1 de uma balconista na Zona Sul de São Paulo.

No ano seguinte, ele foi detido por dirigir uma moto na contramão. Depois, foram duas outras prisões por porte de cocaína. Em 2000, o ex-integrante do grupo Polegar passou mal depois de engolir uma caneta, três isqueiros e uma pilha, durante uma crise de abstinência. Meses depois, ele ingeriu outras duas pilhas e precisou ser submetido a uma cirurgia, em um hospital de São Paulo, para a retirada dos objetos.

Em 2005, foi detido em Itapecerica da Serra, em frente à clínica dele, com uma arma calibre 380, com numeração raspada. Ele acabou autuado em flagrante por porte ilegal de arma. Em setembro de 2007, o ex-Polegar voltou à delegacia, mas como vítima. Rafael se dirigiu à residência de um jovem de 30 anos com intuito de convencê-lo a se internar. De acordo com a polícia, quando o homem percebeu a chegada do ex-vocalista, acabou fugindo em seu carro. Rafael passou a persegui-lo e, após um tempo, o jovem parou o carro e teria agredido o ex-cantor.

Rafael Ilha é solto após 17 dias de prisão. Ele havia sido preso em 1º de julho, acusado de tentativa de seqüestro.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir