Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-07-2008

Cabral ressalta momentos engraçados com Dercy
Governador relembrou alguns momentos com a atriz durante velório
Cabral ressalta momentos engraçados com Dercy
Foto: Aluizio Freire/G1

Ao se despedir da atriz Dercy Gonçalves na manhã desta segunda-feira (21) na Assembléia Legislativa do Rio, no Centro, o governador Sérgio Cabral relembrou alguns momentos com a sua "grande amiga". Na ocasião, Cabral falou do jeito irreverente dela.

"A Dercy sempre foi a minha amiga. Tive a oportunidade de ir com ela a Santa Maria Madalena, botei minha mão na Calçada da Fama da cidade. Enfim, meu pai e eu somos e continuamos fãs da Dercy. Quem gosta de viver, quem tem alegria em viver é só lembrar da Dercy. A lembrança que fica dela eram aqueles palavrões ‘Porra Cabral, lá vem você com esse negócio’ (risos). Ela realmente era uma lição de vida", disse.

Ao sair do velório, o governador ainda ressaltou: "Ela não passava recibo da velhice. Ela dizia que tinha os seios duros, e mostrou isso na avenida", disse, em tom de brincadeira, como a atriz gostaria de ser lembrada.

Além do governador, amigos e colegas da atriz também estiveram na Alerj nesta manhã. Um deles foi o ator Homero Kossac, 75 anos. "Foram mais de 50 anos de amizade. Fizemos diversos papéis juntos. Quando nos conhecemos, tivemos um namorico, mas o tempo revelou que seríamos grandes amigos. Quando falávamos em morte, eu dizia que faria um grande discurso no seu enterro, mas ela retrucava: eu é que vou ao seu enterro, e vou fazer xixi na sua cara", disse.

Mãe repressora
Apesar do seu estilo despojado e sem "papas na língua", Dercy foi uma mãe repressora e defensora da moral e dos bons costumes. Pelo menos dentro de casa, segundo informou a sua filha, Decimar Senra, 75 anos.

"Era ‘muita’mãe para uma filha só. Ela foi muito repressora porque naquela época não existia essa liberdade que tem hoje. Além disso, eu era muito mais cobrada pela minha mãe por que eu tinha a carga de ser a filha de Dercy Gonçalves. Eu não podia dizer um palavrão. Mas concordo com toda a educação que ela me deu", contou muito emocionada.

Corpo é levado para Santa Maria Madalena
Recomeçou pouco depois das 7h desta segunda o velório da atriz na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), no Centro da cidade. O corpo de Dercy foi velado até as 10h10, quando saiu para a cidade natal da atriz, Santa Maria Madalena, Região Serrana do estado do Rio.

Na cidade será realizado outro velório, no Clube Montanhês, com banda de música e samba, a pedido da própria atriz.

O enterro está previsto para a terça-feira, ao meio-dia, no mausoléu da família.

O corpo da atriz chega a Santa Maria Madalena no dia da padroeira da cidade. "Ela vai chegar num dia de festa; a cidade está pronta para recebê-la ao som do samba da Viradouro de 1992, ano em que ela foi tema do enredo da escola", diz Decimar Senra, filha de Dercy.

Aos 101 anos, Dercy Gonçalves morreu às 16h45 de sábado (19) no Hospital São Lucas, em Copacabana, Zona Sul do Rio. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, Dercy foi internada na madrugada do próprio sábado, com um quadro de pneumonia comunitária grave, que evoluiu para insuficiência respiratória.

Cabral ressalta momentos engraçados com Dercy. Governador relembrou alguns momentos com a atriz durante velório.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir