Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-07-2008

Homenagens a Dercy
Governador relembrou alguns momentos com a atriz durante vel�rio
Homenagens a Dercy
Foto: Aluizio Freire/G1

Cerca de 450 pessoas, entre amigos e f�s, compareceram � Alerj para prestar homenagem a Dercy. Entre as flores que enfeitaram o sal�o do vel�rio, estavam coroas enviadas presidente Lula e a primeira-dama e pela produ��o do programa "Doming�o do Faust�o".

O governador do Rio de Janeiro, S�rgio Cabral, e o prefeito da capital fluminense, Cesar Maia, decretaram luto oficial no estado e na cidade em homenagem � atriz.

Entre os presentes no vel�rio, estava a atriz Mar�lia P�ra, que disse que sempre se lembra da amiga com "uma gargalhada, um grande deboche". Mar�lia, que vai dirigir um texto de Maria Adelaide Amaral sobre a vida de Dercy, defende que a atriz revolucionou a ribalta.

"O estilo novo do teatro brasileiro foi ela que trouxe. Quebrou todos os tabus do teatro cl�ssico. Ela � a fonte muitas vertentes que est�o por a�. E n�o d� nem para ficar triste. Mesmo na hora da morte eu acho que a Dercy traz uma alegria para a gente. Para chegar a essa idade, ela dizia que a receita era trabalhar e saber dizer n�o. Dizia que ia morrer quando ela quisesse. Eu tenho a impress�o que agora ela quis."

O tamb�m ator Stepan Nercessian tamb�m comentou a vida e a carreira de Dercy. "Era uma pessoa muito solid�ria. Se preocupava com os colegas. Espero que ela tenha esse reconhecimento, e n�o apenas de uma figura caricata, que falava palavr�es."

J� o cantor e compositor Billy Blanco diz que Dercy foi uma "cantiga". "Ela foi a alegria da ribalta e da plat�ia. Ali�s, por falar em cantiga, deixo um recado para quem fica: haja o que houver, n�o pare de cantar. Ela foi uma mulher capaz em todos os sentidos. Deixa todas as lembran�as"

O cantor Agnaldo Tim�teo � outro dos amigos que presenciou o vel�rio. Tim�teo, que disse conhecer Dercy h� 43 anos, afirmou que a atriz deixa uma li��o sem igual, porque sabia "tirar sarro da vida". "O homem l� de cima era f� dela porque a levou sem que ela sofresse, sem que ela ficasse em uma cama. Ela merece esse descanso", falou.

Antes mesmo de o corpo chegar � Alerj, a atriz Virginia Lane, de 88 anos, companheira de Dercy nos espet�culos do teatro de revista, j� estava na Alerj para prestar as �ltimas homenagens.

"Fiz quest�o de ser a primeira. Quero que ela saiba que eu fui a primeira a cumpriment�-la. Ela vai para um lugar que daqui a pouco eu tamb�m vou. Trago boas lembran�as da Dercy, porque �ramos muito amigas. E ela me dizia, quando era mais nova, "voc� vai longe com essas longas pernas"."

Nelson Couto, da Confraria do Garoto, foi outro que prestou as �ltimas homenagens a Dercy, sem deixar de fazer uma cr�tica ao lugar escolhido, bem ao estilo do grupo irreverente.

"Ela n�o gostava de pol�ticos e deveria ser velada no (Theatro) Municipal ou (teatro) Jo�o Caetano", disse. "Ela nunca vai ser esquecida e pode ser comparada a Carmen Miranda", acrescentou Nelson Couto.

Homenagens a Dercy. Governador relembrou alguns momentos com a atriz durante vel�rio.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir