Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 21-07-2008

"Dercy quebrou tabus e transformou o teatro", diz Marília P
Parentes e amigos como Ziraldo (direita) acompanham o velório de Dercy Gonçalves na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro

Foto: Guilherme Gonçalves/Agência JB

Artistas e celebridades estiveram este domingo (20) na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro para o velório de Dercy Gonçalves, que morreu na tarde do último sábado de insuficiência respiratória causada por uma pneumonia. De acordo com sua certidão de nascimento (que Dercy afirmava estar dois anos atrasada), a atriz tinha 101 anos.

A atriz Marília Pêra, presente com o ator Stephan Nercessian, afirmou que sua principal lembrança de Dercy é a gargalhada. "A Dercy não levava nada muito a sério, ela quebrou tabus e transformou o teatro", disse a atriz. "Não dá para ficar triste. A Dercy deve ter ficado cansada e quis partir, mas estará sempre entre nós."

Marília Pêra pretende dirigir um texto de Maria Adelaide Amaral e Fafi Siqueira sobre a vida de Dercy Gonçalves, "Dercy por Fafi". "Não será uma homenagem triste porque ela não gostaria, será alegre", disse Marília, que ouviu falar de Dercy pela primeira vez aos 8 anos pelo pai, o também ator Manuel Pêra. "Lembro que ele falou que Dercy era uma nova atriz muito corajosa, educada, limpa e ética."

O cartunista Ziraldo foi um dos que vieram desperdir-se de Dercy Gonçalves. "A Dercy é um pedaço do século 20 que acaba. Sempre fui a todos os shows dela, ela mostrou que o importante é gostar da vida."

O cabeleireiro Julinho do Carmo, amigo de Dercy há 25 anos, também esteve presente. "Ela tratava o mendigo e o presidente da República da mesma forma", afirma Carmo, para quem será "muito difícil" continuar sem a amiga. "O toque do meu celular tem a voz dela. Ela era a mulher mais vaidosa que o Brasil já teve. Eu já vi a Dercy sem roupa, mas nunca sem maquiagem."

Diversas coroas de flores foram enviadas ao velório, incluindo uma do presidente Luis Inácio Lula da Silva e da primeira-dama Marisa Letícia e outra da produção do programa "Domingão do Faustão".

Maria Dercimar Senra, única filha de Dercy Gonçalves, recebeu os cumprimentos dos presentes no velório, que também incluíram o cantor Agnaldo Timóteo, o apresentador Bruno Chateaubriand e do Beijoqueiro. "Minha mãe foi muito forte, ela nunca fez gênero. Vai ser enterrada no dia de Santa Maria Madalena, o que é uma benção", disse a filha, que lembrou de uma das frases de Dercy: "Faça o que estou dizendo, mas não faça o que estou fazendo".

O corpo de Dercy Gonçalves deve ser levado na segunda-feira (21) às 10h para sua cidade natal, Santa Maria Madalena (219 km do Rio de Janeiro). Lá será velado pela segunda vez no Clube Montanhês, antes do enterro no mausoléu construído pela atriz, que está previsto para o meio-dia de terça-feira (22), dia da padroeira da cidade.

* Com reportagem de André Naddeo, do UOL, no Rio de Janeiro

"Dercy quebrou tabus e transformou o teatro", diz Marília Pêra; famosos se despedem no velório

Fonte: André Naddeo
http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir