Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 21-07-2008

Policial percebeu erro ao matar jovem, diz estudante
Pais e amigos de Rafaeli Ramos Lima fazem passeata uma semana ap�s a morte da estudante durante uma opera��o da Pol�cia Militar, em Porto Amazonas, PR
Policial percebeu erro ao matar jovem, diz estudante
Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo/AE

Curitiba - O estudante Diogo Soldi Schuhli, de 21 anos, sobrevivente de uma malsucedida persegui��o policial em Porto Amazonas, a cerca de 80 quil�metros de Curitiba, ontem, na qual foi morta a jovem Rafaeli Ramos Lima, de 20 anos, disse hoje que os dois policiais que atiraram reconheceram na hora o erro que cometeram. "Um abriu a porta do carro (dentro do qual Rafaeli estava inconsciente por ter levado um tiro na cabe�a), olhou para o outro policial que estava ao lado e disse: "Fizemos cagada"", relatou Schuhli � reportagem da Ag�ncia Estado esta manh�, antes do enterro.

O governador do Paran�, Roberto Requi�o (PMDB), classificou o epis�dio como "rigorosamente injustific�vel". "A posi��o do governo � de dureza. Os policiais dever�o ser rigorosamente punidos e v�o responder por tudo. Os policiais j� est�o afastados das fun��es e dever�o receber uma puni��o exemplar", afirmou. Os soldados Lu�s Gustavo Landmann, que seria o autor do disparo que matou a jovem, e Dioneti dos Santos Rodrigues est�o detidos no 1� Batalh�o de Ponta Grossa. O governo do Paran� pediu que o Minist�rio P�blico do Estado do Paran� (MP-PR) acompanhe o inqu�rito que investiga o homic�dio.


O caix�o com o corpo de Rafaeli foi acompanhado hoje por cerca de 300 pessoas, passando pelo local onde ela foi morta e em frente ao destacamento da Pol�cia Militar (PM), antes de chegar � Igreja Matriz do Menino Jesus para uma missa e, depois, ao Cemit�rio Municipal. Uma faixa destacava: "Um policial incompetente tirou a vida de uma inocente." "Foi uma brutalidade", qualificou o pai da jovem, o caminhoneiro Jociel Ant�nio Machado Lima. Lima disse que a fam�lia deve entrar com uma a��o de repara��o contra o governo do Estado. "N�o pode ficar impune, quero ver a condena��o", afirmou.


Rafaeli voltava, ontem, de um baile de formatura em companhia de Schuhli, que dirigia um Gol preto. "Descia pela BR-427 para fazer a convers�o � esquerda, tinha acabado de passar por uma lombada e estava a 20 ou 30 quil�metros por hora, no m�ximo", disse. "No momento em que fui virar, a viatura da pol�cia apareceu sem mais nem menos." Segundo ele, o carro policial estava com as luzes apagadas.

Evandro Fadel

Policial percebeu erro ao matar jovem, diz estudante

Fonte: Evandro Fadel
http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir