Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 21-07-2008

Salvador registra duas chacinas em pouco mais de 24 horas
Em pouco mais de 24 horas, neste final de semana, oito pessoas morreram e 12 ficaram feridas em duas chacinas registradas em Salvador, na Bahia
Salvador registra duas chacinas em pouco mais de 24 horas
Foto: Fernando Amorim/A Tarde/AE

Gabriel Carvalho e Manuela Martinez
Especial para o UOL
Em Salvador

O governador da Bahia, Jaques Wagner, entregou 201 viaturas �s pol�cias civil e militar, em cerim�nia realizada no Centro de Conven��es, em Salvador. O evento foi realizado nesta segunda-feira, 21, logo ap�s o final de semana mais violento do m�s de julho, na capital baiana, onde foram registrados 24 homic�dios. Somente em duas chacinas, oito pessoas morreram.

"Isso foi uma barb�rie e a resposta do Estado para esses e outros crimes � ampliar o n�mero de equipamentos e o efetivo das duas pol�cias para compensar o desgaste sofrido nos �ltimos 12 anos com as vagas abertas pelos policiais que se aposentavam que n�o estavam sendo repostas", declarou o governador, para uma plat�ia formada por 1.200 dos 3.200 novos policiais que estar�o em atividade a partir de outubro.

Segundo o secret�rio de seguran�a p�blica do Estado, C�sar Nunes, as chacinas s�o provocadas pela guerra de "traficantes de segundo e terceiro escal�o, j� que os de primeiro escal�o foram tirados de circula��o", declarou, citando as opera��es que levaram � morte do traficante Pitty e � transfer�ncia do traficante Perna para um pres�dio de seguran�a m�xima, depois que foram encontrados R$ 280 mil guardados em sua cela, na Penitenci�ria Lemos Brito.

Wagner anunciou que a partir de outubro 3.200 novos policiais a mais estar�o nas ruas, todos contratados por concurso realizado no ano passado. "Estamos tomando todas as provid�ncias burocr�ticas para lan�ar o edital de um novo concurso", prometeu o governador, sem dizer quando nem quantas pessoas ser�o selecionadas.

Wagner disse ainda que a gera��o de empregos e a inclus�o social s�o armas importantes contra a criminalidade. Segundo o governador, foram criadas 40 mil novas vagas de trabalho em 2008 em todo o Estado.

As 201 novas viaturas - 150 autom�veis e 51 motos - ir�o circular em Salvador. A secretaria de seguran�a p�blica n�o especificou quantos ve�culos ser�o entregues � pol�cia Militar e quantos ser�o destinados � Pol�cia civil, mas todas ter�o a mesma cor, azul, com o bras�o de cada institui��o como �nico diferencial. "A cor igual representa o in�cio da integra��o entre as duas pol�cias", disse o secret�rio.

Duas chacinas deixam 8 mortos
Por volta das 20h30 de domingo, tr�s homens encapuzados que estavam dentro de um carro chegaram ao bairro do Engenho Velho da Federa��o, pr�ximo ao centro de Salvador, e come�aram a atirar em um grupo de pessoas que conversava nas imedia��es de um bar. Quatro pessoas morreram na hora e nove ficaram feridas -uma em estado grave est� internada no HGE (Hospital Geral do Estado).

Na manh� desta segunda-feira (21), a pol�cia informou que identificou o suspeito que teria comandado a chacina. Segundo informa��es da 7� Delegacia, o nome do suspeito ser� mantido em sigilo para preservar as investiga��es. Testemunhas contaram � pol�cia que os tr�s homens chegaram ao local e come�aram a atirar rapidamente.

No s�bado, outras quatro pessoas -entre elas um adolescente de 15 anos- tamb�m foram mortas em outra chacina, no bairro da Paz (12 km do centro da capital baiana). Outras tr�s ficaram feridas. Segundo informa��es de moradores � pol�cia, seis homens armados, em dois carros, atiraram contra um grupo de rapazes que estava conversando nas imedia��es de um estabelecimento comercial.

Tudo aconteceu de forma muito r�pida. Algumas pessoas disseram que os assassinos utilizavam coletes com a inscri��o da Pol�cia Civil, mas, nos depoimentos, ningu�m confirmou isso", disse a delegada Francineide Moura de Oliveira, respons�vel pela investiga��o. Todos os mortos da chacina do bairro da Paz n�o tinham registros de antecedentes criminais.

Segundo a pol�cia, na chacina foram mortos o doceiro Edmilson Desterro de Oliveira, 20, o barbeiro Henrique Sampaio Souza, 23, o estudante Diego Wellington de Assis, 23, e o adolescente Gilmar Santos de Oliveira, 15.

Ap�s fim de semana mais violento do ano, Wagner anuncia mais 201 viaturas e 3.200 policiais

Fonte: Gabriel Carvalho e Manuela Martinez
http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir