Categoria Policia  Noticia Atualizada em 21-07-2008

MP arquiva processo do "caso Maddie";
O Minist�rio P�blico portugu�s decidiu nesta segunda-feira arquivar o inqu�rito relativo ao desaparecimento da menina Madeleine McCann e retirou a condi��o de acusados aos pais
MP arquiva processo do "caso Maddie";
Foto: AFP

O Minist�rio P�blico (MP) portugu�s decidiu nesta segunda-feira arquivar o inqu�rito relativo ao desaparecimento de Madeleine McCann e retirou a condi��o de acusados aos pais da menor e a Robert Murat, deixando claro que pode reabrir o processo caso surjam "novos elementos de prova".

"Por despacho, com data de hoje, proferido pelos dois magistrados do MP competentes para o caso, foi determinado o arquivamento do inqu�rito relativo ao desaparecimento da menor Madeleine McCann, por n�o se terem obtido provas da pr�tica de qualquer crime por parte dos acusados", adianta a nota do gabinete de imprensa da Procuradoria-Geral da Rep�blica (PGR).

Segundo a mesma nota, "cessa assim a condi��o de acusado de Robert James Queriol Evelegh Murat, Gerald Patrick McCann e Kate Marie Healy (estes �ltimos pais da crian�a), declarando-se extintas as medidas de coa��o impostas aos mesmos".

A PGR salienta, contudo, que "poder�o ter lugar a reclama��o hier�rquica, o pedido de abertura de instru��o ou a reabertura do inqu�rito, requeridos por quem tiver legitimidade para tal".

O inqu�rito poder� ser reaberto por iniciativa do Minist�rio P�blico ou a requerimento de algum interessado se "surgirem novos elementos de prova que originem dilig�ncias s�rias, pertinentes e conseq�entes".

"Decorridos que sejam os prazos legais, o processo poder� ser consultado por qualquer pessoa que nisso revele interesse leg�timo, respeitados que sejam o formalismo e limites impostos por lei", conclui a PGR.

MP arquiva processo do "caso Maddie"; cai suspeita sobre pais

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir