Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-07-2008

Greve dos Correios termina em 22 Estados e no DF
Funcion�rios da Empresa Brasileira de Correios e Tel�grafos (ECT), em greve desde o �ltimo dia 1�, realizam assembl�ia em Salvador (BA) e decidem encerrar a paralisa��o
Greve dos Correios termina em 22 Estados e no DF
Foto: Luciano Da Matta/Ag. A Tarde/AE

Claudia Andrade
Em Bras�lia

Funcion�rios da Empresa de Correios e Tel�grafo (ECT) em 22 Estados e no DF realizaram assembl�ia nesta segunda-feira (21) e acataram a proposta firmada com a empresa, no �ltimo s�bado, a partir da intermedia��o do Minist�rio das Comunica��es. Segundo a Federa��o Nacional dos Trabalhadores em Empresa de Correios e Tel�grafos e Similares (Fentect), a orienta��o � para que o trabalho seja retomado at� a meia-noite desta segunda.

Segundo a federa��o, ainda est�o indefinidas as situa��es em Minas Gerais, Esp�rito Santo e Paran�, mas a maioria dos Estados em greve j� aprovou a fim da paralisa��o, que durou 21 dias. Algumas localidades retomaram o trabalho j� nesta tarde, como ocorreu no Amazonas, Para�ba e Mato Grosso. Em S�o Paulo, o servi�o deve ser normalizado a partir das 22 horas.

O acordo firmado entre o minist�rio, a diretoria dos Correios e a lideran�a do movimento grevista atendeu a uma das principais reivindica��es da categoria, a incorpora��o de adicional de risco de 30% do sal�rio-base para 43 mil carteiros. Os demais empregados receber�o o valor fixo de R$ 260.

N�o haver� desconto do sal�rio pelos dias parados. "Nestes 21 dias, acumulamos cerca de 110 horas, que ser�o compensadas com horas extras. Acredito que em 14 dias j� teremos compensado as horas e colocado a correspond�ncia em dia", afirmou Manoel Cantoara, secret�rio-geral da Fentect.

O balan�o dos Correios, que contabilizava os n�meros at� a �ltima sexta-feira, era de que 130 milh�es de objetos simples e registrados estavam parados. Segundo a empresa, 31% das correspond�ncias n�o foram entregues durante o per�odo de paralisa��o.

Outros dois pontos de negocia��o entre funcion�rios e empresas ficam pendentes: a divis�o dos lucros, que ser� discutida durante a campanha salarial, e o Plano de Cargos, Carreiras e Sal�rios, que ser� retomado em agosto, data-base da categoria.

"O problema do plano continua, mas j� apontamos uma dire��o sobre como deve ser encaminhado. Se n�o houver acordo n�o haver� outra greve, vamos discutir dentro do TST [Tribunal Superior do Trabalho]", ressaltou Cantoara.

O secret�rio-geral n�o enxerga as negocia��es como uma vit�ria da categoria. "Na verdade n�o se trata de vit�ria porque a greve foi uma responsabilidade da dire��o dos Correios. A empresa nos empurrou para a greve ao n�o cumprir um acordo j� assinado e romper a ratifica��o do acordo", disse.

No entanto, o secret�rio-geral destacou a atua��o do ministro H�lio Costa na intermedia��o das negocia��es entre os Correios e os trabalhadores no �ltimo s�bado. Para ele, a participa��o do ministro foi "fundamental".

Greve dos Correios termina em 22 Estados e no DF, diz federa��o

Fonte: Claudia Andrade
http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir