Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-07-2008

Acusado de genocídio, ex-líder sérvio Radovan Karadzic
O ex-presidente sérvio-bósnio Radovan Karadzic (aqui em foto de outubro de 1995), acusado de genocídio e crimes contra a humanidade
Acusado de genocídio, ex-líder sérvio Radovan Karadzic
Foto: Arquivo EFE

colaboração para a Folha Online

O ex-presidente sérvio-bósnio Radovan Karadzic (1992-1995), acusado de genocídio e crimes contra a humanidade, foi detido pelos serviços de segurança sérvios, anunciaram nesta segunda-feira os assessores do presidente sérvio, Boris Tadic.

Foragido há quase 13 anos, Karadzic era um dos homens mais procurados em todo o mundo.

Ele foi acusado pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) em julho de 1995 por autorizar seus soldados a abrirem fogo contra civis durante a guerra que durou 43 meses em Sarajevo e causou o pior massacre realizado na Europa desde o fim da Segunda Guerra Mundial.

"Os serviços de segurança sérvios localizaram e prenderam Radovan Karadzic na noite desta segunda-feira", afirmou por e-mail a assessoria da presidência sérvia. "Karadzic foi enviado ao procurador do tribunal para os crimes de guerra, em Belgrado, conforme o acordo assinado com o Tribunal Penal Internacional para a ex-Iugoslávia", acrescentou.

O procurador do TPI para a ex-Iugoslávia, Serge Brammertz, confirmou em comunicado a detenção de Karadzic.

Karadzic foi presidente da Sérvia durante a Guerra da Bósnia e, ao lado de seu braço direito militar, Ratko Mladic, é considerado o principal responsável pelo genocídio de Srebrenica, na Bósnia, que matou quase 8.000 pessoas em 1995.

Com Associated Press e France Presse

Acusado de genocídio, ex-líder sérvio Radovan Karadzic é preso

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir