Categoria Cultura  Noticia Atualizada em 22-07-2008

Patrimônio Histórico em Itapemirim Sendo Dilapidado
Quem passa pela rodovia que liga Vila do Itapemirim a BR-101 na altura de Rio Novo do Sul, constata o descaso
Patrimônio Histórico em Itapemirim Sendo Dilapidado
Restaurador Adalberto Rocha. (Foto: Arquivo Maratimba)

Quem passa pela rodovia que liga Vila do Itapemirim a BR-101 na altura de Rio Novo do Sul, constata o descaso com que o patrimônio histórico é tratado com total desprezo por um fazendeiro conhecido na região.

Na fazendo do senhor Rive Barbosa existe um casarão que remonta o começo do século 20 que está servindo como "dormitório para os gados", como enfatizou o restaurador Adalberto Rocha - conhecido como Beto - que se indigna em presenciar esse descaso com a memória municipal. "É revoltante certificar que uma fazenda tão bela o seu proprietário tenha de usar o prédio como estábulo", ressaltou.

Beto participou da restauração de dois prédios históricos da Vila do Itapemirim. Informa ainda que o historiador Luciano Rettore Moreno está fazendo um levantamento do casarão da Fazenda Rive - como é conhecida o local - para junto a prefeitura de Itapemirim tentar recuperar a mais antiga fazenda do município dos áureos tempo do início da república e que retrata a riqueza e poder dos nossos fazendeiros e senhores de terra da época da cana-de-açúcar.

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir