Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 22-07-2008

Acidente entre ônibus e carreta mata 13 pessoas
Destroços do ônibus que ia de Porto Xavier a Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e bateu em caminhão na BR-386, deixando 13 mortos e 22 feridos
Acidente entre ônibus e carreta mata 13 pessoas
Foto: Josiane Weschenfelder/Agência RBS

Um acidente envolvendo uma carreta e um ônibus de passageiros no Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, matou 13 pessoas e feriu outras 22 na madrugada desta terça-feira. De acordo com informações da PRF (Polícia Rodoviária Federal), apenas um passageiro do ônibus - que transportava 35 passageiros - escapou sem ferimentos.

Segundo ainda a PRF, entre os mortos estão os motoristas dos dois veículos: Gérson Rodrigues Machado, 38, que dirigia o ônibus, e Carlos Moacir da Silva, 42, que conduzia a carreta.

Além deles, 11 passageiros do ônibus, que fazia o percurso Porto Xavier-Porto Alegre, também não resistiram aos ferimentos e morreram no local do acidente.

A colisão, que envolveu um caminhão da empresa Giovanella e um ônibus da Viação Ouro e Prata, aconteceu sobre a ponte do Arroio Concórdia, no km 371 da BR-386, na cidade de Fazenda Vilanova, próximo a Lajeado, no Vale do Taquari.

Com o choque, a frente do caminhão, que transportava um contêiner, ficou totalmente danificada, e o ônibus teve a parte da lateral do lado do motorista arrancada. De acordo com os policiais, o ônibus acabou tombando sobre a mureta da ponte, e foi preciso a ajuda de um guincho para fazer a remoção do veículo da pista.

Entre os feridos, 15 foram encaminhados para um pronto-socorro de Estrela e sete para um hospital de Lajeado. Os corpos foram encaminhados ao IML (Instituto Médico Legal) de Lajeado.

A PRF informou que apenas meia pista da estrada tem o trânsito liberado, o que gera lentidão de 5 km nos dois sentidos da BR-386.

Ônibus
Segundo o diretor-presidente da Viação Ouro e Prata, Hugo Eugênio Fleck, o motorista do ônibus trabalhava na empresa há dois anos e tinha experiência de pelo menos 10 anos na função. "Era um ótimo funcionário", disse.

A companhia agora trabalha na identificação dos passageiros, para entrar em contato com os seus familiares. "A partir disso, daremos todo o atendimento necessário às vítimas", explicou Fleck.

A empresa ativou um programa de assistência às vítimas e familiares e disponibilizou os números 0800-0516216 ou (0/xx/51) 3375-8500 para o atendimento.

Carreta
A carreta, que transportava um contêiner vazio, saiu do Porto do Rio Grande (RS) por volta das 20 horas de ontem (21) e ia para a cidade de Teutônia, também no Rio Grande do Sul, onde seria carregada, para depois voltar ao porto, segundo o gerente comercial da Transportadora Giovanella, Vlademir Martines.

O motorista, que trabalhava na empresa desde 2006, nunca havia sofrido um acidente durante uma viagem de trabalho. "Foi uma fatalidade, pois o acidente aconteceu num local muito complicado e a cerca de 40 quilômetros do destino", disse Martines.

Acidente entre ônibus e carreta mata 13 pessoas no Rio Grande do Sul

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir