Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 22-07-2008

São Paulo:Explosão no Conjunto Nacional, na avenida Paulista
Duas pessoas ficaram feridas com uma explosão ocorrida no segundo andar do Conjunto Nacional, em São Paulo
São Paulo:Explosão no Conjunto Nacional, na avenida Paulista
Foto: Rivaldo Gomes/Folha Imagem

Um sistema de ar condicionado explodiu no segundo andar do Conjunto Nacional, na avenida Paulista, em São Paulo. Duas pessoas ficaram feridas. As causas da explosão ainda estão sendo apuradas.

Os dois feridos, segundo o Corpo de Bombeiros, eram funcionários de uma empresa contratada para fazer a manutenção do ar condicionado da academia de ginástica Bio Ritmo.

Um dos feridos está em estado muito grave, segundo os bombeiros, com queimaduras de segundo grau em 80% do corpo. O outro teve uma das pernas fraturadas e também sofreu queimaduras.

A explosão ocorreu por volta das 14h30 desta terça-feira (22). As duas pessoas feridas foram encaminhadas para o Hospital das Clínicas. Os dois seriam levados por um helicóptero da Polícia Militar, que iria pousar na avenida Paulista. No entanto, o Corpo de Bombeiros optou pelo transporte por ambulância, devido à proximidade do hospital.

Em nota assinada pela síndica do Conjunto Nacional e pelo presidente da Bio Ritmo Academia, os dois feridos -identificados como Rildo Elias Soares e Santo Galli Sobrinho-, eram profissionais de uma empresa especializada na manutenção de aparelhos de ar-condicionado e realizavam uma operação de rotina.

Carros de polícia e seis carros do Corpo de Bombeiros foram mobilizados. A avenida Paulista e a alameda Santos chegaram a ser fechadas pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) nos trechos entre a rua Augusta a rua Padre João Manuel, mas já foram liberadas para o tráfego de veículos.

Logo depois da explosão, a brigada de incêndio do Conjunto Nacional começou a fazer a evacuação do prédio. No momento em que os bombeiros chegaram e constataram que se tratava de um ponto restrito, o processo de evacuação do prédio foi interrompido. Apenas as pessoas que estavam no segundo andar do prédio e na academia tiveram que deixar o local.

O segundo andar do prédio foi interditado para que a polícia técnica faça um perícia no local. Ainda não há suspeitas sobre os motivos da explosão.

Estado de ferido é grave
O Hospital das Clínicas informou na noite desta terça-feira que é grave o estado de saúde de Santo Galle Sobrinho, 51, ferido na explosão. O colega dele, Rildo Elias Soares, 39, também ferido, está em estado estável.

Segundo o major Joselino Barbosa Lima, do 1º Grupamento do Corpo de Bombeiros, todo o processo de retirada das pessoas aconteceu "sem problemas". Ele afirmou que a estrutura do prédio nao foi abalada pela explosão.

Não houve interrupção no funcionamento do edifício e a academia voltou às atividades por volta das 15 horas, segundo informações da própria academia.

"Foi uma coisa assustadora", diz testemunha
O economista Antonio Cunha dos Santos, que mora na ala residencial do Conjunto Nacional, estava em casa quando ouviu a explosão. "Foi uma explosão muito forte, o prédio chegou a tremer", disse. Ele saiu na janela e viu uma pessoa coberta de chamas, se debatendo para tentar apagar o fogo do corpo. "Foi uma coisa muito assustadora", disse.

O advogado Márcio Bueno, que tem um escritório no conjunto há 16 anos, também ouviu a explosão quando estava trabalhando. "Pedimos a todos os funcionários que descessem."

São Paulo: explosão no Conjunto Nacional, na avenida Paulista, deixa dois feridos.

Fonte: Daniela Paixão
http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir