Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 23-07-2008

Google promete Orkut 100% normalizado até quinta-feira
Depois de "apagão", site ainda continua indisponível para alguns usuários. Prazo para estabilização divulgado pelo Google termina na quinta de manhã.
Google promete Orkut 100% normalizado até quinta-feira
Foto: Reprodução/Reprodução

Apesar de muitos usuários terem conseguido entrar no Orkut nesta terça-feira (22), um dia depois da pane que deixou o site inacessível, o serviço só deve ser completamente normalizado para todos os internautas na manhã de quinta-feira (24). Foi o que informou o Google, na noite desta terça.

"Todos os perfis afetados pelo bug [falha] serão reestabelecidos e voltarão ao normal em até 36 horas, sem qualquer dano à segurança e integridade das informações", disse a empresa. Se esse período for contado a partir do horário do comunicado, o prazo para a estabilização da rede social termina na manhã de quinta-feira. "Nossa equipe de engenharia está totalmente comprometida em manter o Orkut seguro para os usuários", continuou.

Sem detalhar o problema que afetou seu site de relacionamentos, o Google afirmou ter identificado na segunda-feira (21) um problema que afetava os perfis de usuários. "Desabilitamos o acesso aos serviços do Orkut para verificar a integridade dos dados. Lamentamos qualquer inconveniente." Ainda nesta terça-feira, muitos internautas reclamaram da indisponibilidade da página.

Em entrevista ao G1, o diretor de comunicação do Google Brasil descartou a possibilidade de um ataque externo, realizado por hackers, ter causado o problema. "Sabemos que foi uma questão interna", afirmou Félix Ximenes, diretor de comunicação do Google Brasil.

Agito
Logo que começaram a notar a indisponibilidade da página, os usuários correram para outros sites -- blogs e Twitter, por exemplo -- para reclamar do problema. As manifestações também foram muitas quando a rede voltou: alguns comemoraram, enquanto outros criticaram quem não sabe viver sem Orkut.

No Twitter, esse foi o principal assunto de terça-feira. Enquanto alguns debochavam do site -- que no início de sua popularização apresentava muitos problemas técnicos --, outros compartilhavam sua real preocupação. "Acabei de falar que não tô nem aí pro orkut, mas 180 dias já é demais né?", escreveu uma internauta. Nessa mesma linha, podia-se ler comentários do tipo: "tô com abstinência de orkut", "volta orkut.voltaaaaaaaaaaaa", "já que o orkut não volta logo, vou dormir", "tá todo mundo aqui morrendo por causa desse orkut" e "ok, orkut. acabou a brincadeira. pode voltar, vai."

Quando o serviço voltou, os comentários continuaram: "infelizmente parece que o Orkut já voltou", "o Orkut voltou e a paz virtual também" e "muito barulho por nada. Orkut já tá funcionando" foi o tom dos curtos textos postados no Twitter na manhã desta terça.

Na blogosfera, o clima foi o mesmo. Além da turma dos desesperados com a pane, muitos aproveitaram a situação para fazer piada. "O Orkut foi fechado a pedido da Polícia Federal devido ao grande índice de pedofilia na rede. O aviso de "manutenção" é apenas para suavizar o processo, que ainda está em andamento. Agora contente-se com o sites de joguinhos em flash", escreveu este blogueiro.

Depois de entrar no ar, o próprio Orkut virou cenário das discussões sobre o problema. O tópico "Que que aconteceu?", criado nesta terça (22), já tem 837 comentários referentes à recente pane. "Será que eles não fuçaram nos nossos profiles [perfis] e cadastros atrás de informações suspeitas?", questionou um dos participantes do grupo. "Um dos motivos foi pra dar um susto nos usuários e pra todos nós aumentarmos nossa dependência no Orkut", especulou outro. "O Orkut tá consertando alguns erros ortográficos", dizia outra mensagem.

O Orkut é a rede social mais acessada pelos brasileiros (69,8% dos internautas domésticos em maio). Em segundo lugar, diz o Ibope//Netratings, fica o Sonico (7,9%), seguido por MySpace (4,8%), Via6 (4,1%), hi5 (2,8%), Haboo (1,7%) e Facebook (1,6%).

Google promete Orkut 100% normalizado até quinta-feira
Depois de "apagão", site ainda continua indisponível para alguns usuários.
Prazo para estabilização divulgado pelo Google termina na quinta de manhã.

Fonte: Juliana Carpanez

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir