Categoria Policia  Noticia Atualizada em 23-07-2008

Karadzic vai se defender sozinho no tribunal de Haia
Defesa do respons�vel pelo massacre de Srebrenica vai tentar atrasar sua transfer�ncia. Segundo o advogado, o ex-l�der s�rvio pediu para cortar barba e cabelo e quer ver a fam�lia.
Karadzic vai se defender sozinho no tribunal de Haia
Foto: AFP

O advogado de Radovan Karadzic, Svetozar Vujacic, anunciou que seu cliente, preso na segunda-feira em Belgrado, se encarregar� de sua pr�pria defesa durante seu processo no Tribunal Penal Internacional para a ex-Iugosl�via (TPI), em Haia, informou nesta quarta-feira (23) a ag�ncia Tanjug.

"Karadzic ter� uma equipe de juristas na S�rvia que o ajudar� em sua defesa, mas se defender� a si mesmo no tribunal tal como o faz atualmente e de maneira brilhante Vojislav Seselj", disse Vujacic � imprensa.

O ex-l�der dos s�rvios na B�snia foi detido na segunda-feira � noite em Belgrado pelos servi�os secretos s�rvios depois de ter permanecido foragido por 13 anos, desde que em 1995 foi acusado de genoc�dio, crimes contra a humanidade e crimes de guerra. Ele � acusado de genoc�dio no massacre de Srebrenica, em que mais de 8.000 mu�ulmanos morreram, e de graves crimes de guerra no cerco a Sarajevo.

Durante esse per�odo, conseguiu escapar das autoridades utilizando uma identidade falsa, com uma longa barba e trabalhando como m�dico alternativo.

O advogado Svetozar Vujacic anunciou que na pr�xima sexta-feira, �ltimo dia do prazo previsto pela lei, apresentar� um recurso contra a transfer�ncia de Karadzic, para atrasar o m�ximo poss�vel sua entrega ao tribunal. Ele explicou que seu objetivo � permitir que a fam�lia de Karadzic, que mora na B�snia, possa visit�-lo.

O advogado tamb�m disse que seu cliente tamb�m pediu para cortar o cabelo e fazer a barba.

Karadzic, que se escondia sob a identidade falsa de Dragan Dabic, estava com barba e cabelo grisalhos e compridos no momento da deten��o, um aspecto muito diferente do que seriam suas �ltimas apari��es em p�blico, em 1996.
Depois de apresentado o recurso, os ju�zes do tribunal de Belgrado encarregado de julgar os crimes de guerra ter�o tr�s dias para se pronunciar.

Karadzic poeta
De origem camponesa, Karadzic nasceu em Montenegro, em 1945. Doutor em Psiquiatria pela escola de Jovan Raskovic e ferrenho seguidor do nacionalismo s�rvio, apareceu na cena pol�tica iugoslava em 1990, com a forma��o do Partido Democr�tico S�rvio (SDS), para construir a "Grande S�rvia" promovida por Belgrado.

Chamado por alguns de o "a�ougueiro dos Balc�s" e por outros como "criminoso de guerra" por sua apologia da limpeza �tnica, possui diferentes distin��es por sua faceta liter�ria e publicou cinco livros de poesia.

Em agosto de 1993, obteve o mais prestigiado pr�mio liter�rio de Montenegro, o "Risto Ratkovic", por seu livro de poemas "The Slav Guest" ("O convidado eslavo", em tradu��o livre).

Em 1994, recebeu o pr�mio Mikhail Sholokhov, outorgado pela Uni�o de Escritores da R�ssia "em reconhecimento p�blico dos m�ritos art�sticos e a elevada moral de suas obras."

O denominado "Comit� para a Verdade sobre Radovan Karadzic" publicou v�rios livros do ex-l�der servo-b�snio. Membros deste grupo anunciaram que est�o preparando a publica��o de diversos livros com suas cartas, declara��es, discursos, ensaios e entrevistas.

Est� casado com Liljana Zelen e � pai de um filho e uma filha, Sonia, que em 1993 protagonizou um esc�ndalo quando esbofeteou publicamente a suposta amante de seu pai, Clara Mandic, quando ambos se encontravam em um restaurante de Belgrado.

Seu filho, Aleksandar (Sasha), foi interrogado e posto em liberdade em julho de 2005 por militares da Otan.

* Com informa��es da AP e da Efe

Karadzic vai se defender sozinho no tribunal de Haia, diz seu advogado
Defesa do respons�vel pelo massacre de Srebrenica vai tentar atrasar sua transfer�ncia.
Segundo o advogado, o ex-l�der s�rvio pediu para cortar barba e cabelo e quer ver a fam�lia.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir