Categoria Policia  Noticia Atualizada em 23-07-2008

Pequim anuncia restrições para manter a cidade "limpa"
Equipe da SWAT faz treinamento de segurança no Estádio Olímpico de Pequim
Pequim anuncia restrições para manter a cidade
Foto: AFP

Uma das grandes peculiaridades da cultura chinesa estará ausente das imediações olímpicas durante os Jogos de Pequim. O governo do país anunciou nesta quarta-feira que estará vetada a presença de lanchonetes noturnas, vendedores ambulantes e até os famosos churrasquinhos, que incluem insetos e outros sabores estranhos ao paladar brasileiro, nas proximidades de áreas de competição, alojamentos e embaixadas da capital chinesa.

De acordo informações oficiais, o intuito é melhorar a circulação e a imagem de Pequim. Outra medida que deve mudar a visão das ruas da cidade será a fiscalização intensa contra condutores ilegais de motos e "rickshaws", as típicas charretes atreladas a bicicletas que conduzem passageiros pela capital.

As pichações, colagem de cartazes e divulgação de qualquer tipo de propaganda ilegal serão punidas, segundo afirmou o Departamento Municipal de Urbanismo.

Aeroportos, a praça de Tiananmen, além das grandes áreas comerciais e pontos turísticos serão vigiados. Comerciantes infratores poderão ser multados, detidos e ainda terem veículos e utensílios confiscados.

Dong Qijun, do Departamento Municipal de Urbanismo, assegurou que o órgão estará aberto para atender queixas da população sobre infrações da regra e ainda destacou que seu pessoal dispõe de veículos para efetivar a fiscalização na cidade. As medidas se somam a várias outras que visam melhorar a imagem da capital chinesa durante os Jogos Olímpicos.

Desde janeiro, as autoridades em Pequim se empenham em limpar a cidade, expulsando mendigos das ruas, bem como aumentando a repressão a vendedores ambulantes, traficantes de droga e pontos de prostituição.

Em 2007, um bairro da capital, antes ponto de concentração de cerca de 10 mil peticionários, vindos de todo país à espera de alguma decisão judicial, e que acabavam mendigando para sobreviver, foi destruído para abrigar a ampliação da Estação Sul de trem.

Outro esforço das autoridades é no sentido de melhorar alguns hábitos dos pequineses. As ações, porém, surtem pouco efeito, e ao que tudo indica alguns traços da cultura local, de pessoas acostumadas às aglomerações e a cuspir nas ruas, além de serem pouco amigáveis, continuarão presentes durante as Olimpíadas.

Pequim anuncia restrições para manter a cidade "limpa".

Equipe da SWAT faz treinamento de segurança no Estádio Olímpico de Pequim.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir