Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-07-2008

Motorista de Bin Laden diz que 4º avião atingiria Congresso
Desenho oficial da Corte e revisado pelas autoridades militares dos EUA retrata o julgamento de Salim Hamdam (centro), ex-motorista de Osama Bin Laden
Motorista de Bin Laden diz que 4º avião atingiria Congresso
Foto: Janet Hamlin/EFE

da Folha Online

Salim Hamdan, o ex-motorista de Osama bin Laden, revelou que o quarto alvo dos ataques do 11 de Setembro seria o Congresso dos Estados Unidos. Hamdan fez a revelação a um tribunal militar na base naval de Guantánamo, onde ele é interrogado sob acusação de colaborar com os planos da rede terrorista Al Qaeda.

O advogado de Hamdan afirmou nesta quarta-feira, em defesa de seu cliente, que ele era apenas um funcionário do líder da Al Qaeda. Segundo a defesa, o suspeito era pago pelos serviços de motorista e mecânico e nunca se juntou aos ataques contra os EUA.

Os advogados do motorista afirmaram que Hamdan chegou a ouvir conversas de Bin Laden falando de um ataque a uma cúpula, em clara referência ao Capitólio, em Washington. A declaração tira da lista de supostos alvos a Casa Branca, sede da Presidência.

Seis juízes militares devem determinar se Hamdan é culpado de "conspiração" e "apoio material ao terrorismo". Hamdam é o primeiro preso de Guantánamo a passar por julgamento da Justiça americana.

Espera-se que o júri leve de três a quatro semanas, com a participação de cerca de duas dezenas de testemunhas do Pentágono.

Hamdan, de nacionalidade iemenita, foi capturado durante um bloqueio militar em uma rodovia do Afeganistão em 2001, supostamente com dois mísseis em seu carro. O ex-motorista de Bin Laden foi levado a Guantánamo em maio de 2002 e selecionado como um dos primeiros detidos a enfrentar a promotoria.

Na manhã do dia 11 de setembro de 2001, dois aviões atingiram as torres gêmeas do World Trade Center, enquanto um terceiro avião acertou parte do prédio do Pentágono, a sede da Inteligência militar dos EUA.

No mesmo dia, um quarto avião --o vôo 93 da United Airlines-- caiu em um campo na Pensilvânia, quando os ocupantes tentavam tomar o controle da aeronave dos terroristas.

Com Reuters

Motorista de Bin Laden diz que 4º avião atingiria Congresso dos EUA.

Desenho oficial da Corte e revisado pelas autoridades militares dos EUA retrata o julgamento de Salim Hamdam (centro), ex-motorista de Osama Bin Laden, em tribunal militar de Guantánamo.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir