Categoria Politica  Noticia Atualizada em 24-07-2008

Obama deve pedir a europeus mais empenho no Afeganistão
Nesta tarde, ele pronunciará discurso sobre as relações entre EUA e Europa. Alemães acompanham com atenção a campanha eleitoral norte-americana.
Obama deve pedir a europeus mais empenho no Afeganistão
Foto: Steffen Kugler/AFP

O provável candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, encontrou-se com a chanceler alemã, Angela Merkel, nesta quinta-feira (24), na primeira etapa de sua viagem européia.

Obama chegou ao setor militar do aeroporto de Tegel às 9h50 (4h50 no horário de Brasília), e se reuniu com Merkel durante uma hora.

Na tarde desta quinta-feira, ele vai fazer um discurso sobre as relações entre Estados Unidos e Europa no Parque de Tiergarten, centro de Berlim, diante de um público estimado em milhares de pessoas. Obama deve pedir que a Europa se empenhe mais em locais de conflito, como o Afeganistão.

No domingo, em Cabul, Obama afirmou que a situação do Afeganistão é "precária e urgente". Seu rival, o republicano John McCain, também já cobrou mais empenho dos europeus por lá, mas Merkel afirma que há limites ao envolvimento da Alemanha, que neste ano planeja enviar mil soldados adicionais ao Afeganistão.

"Tomara que (o discurso) seja visto como uma articulação substancial do relacionamento que eu gostaria de ver entre Estados Unidos e Europa", disse Obama a jornalistas antes de deixar Israel.

"Espero comunicar para o outro lado do Atlântico o valor dessa relação e como precisamos aprimorá-la", acrescentou.

Em 2003, Alemanha e EUA viveram seu momento de maior distanciamento político desde a Segunda Guerra Mundial, devido à oposição do governo alemão da época à guerra do Iraque.

Já Merkel, uma conservadora criada na antiga Alemanha Oriental, se empenha para restaurar esses laços e se tornou uma das maiores aliadas do governo de George W. Bush na Europa.

Segurança
A polícia já está mobilizada e isolou boa parte do centro da cidade, em torno do local onde Obama pronunciará seu discurso, e no qual as pessoas poderão assistir a um show de música antes que o candidato democrata apareça às 19h30 (14h30 de Brasília).

Os alemães estão acompanhando com atenção a campanha eleitoral norte-americana e, segundo uma pesquisa recente, 76% deles votariam em Barack Obama, contra 10% que apóiam seu rival, o republicano John McCain.

Os colunistas da imprensa alemã falavam de uma Berlim em plena febre da "Obamania", e se perguntavam se o senador estará à altura no discurso desta quinta-feira à tarde.

A viagem européia de Obama começa no coração do continente que o atual governo norte-americano chamou ironicamente de "velha Europa", por sua firme oposição à invasão do Iraque.

A viagem européia de Obama continuará na sexta-feira em Paris e no sábado em Londres, antes de seu retorno a Chicago.

Alarme falso
O hall de entrada do hotel Adlon, onde Obama está hospedado em Berlim, teve de ser evacuado nesta quinta por causa de um pacote suspeito, que no fim era inofensivo.

Segundo a polícia, um taxista entregou no hotel um pacote destinado ao candidato democrata. As forças de segurança ordenaram esvaziarr o hall para que os agentes e os cães treinados para a detecção de explosivos pudessem examinar o objeto.

A polícia suspendeu o alarme poucos minutos após inspecionar o pacote, já que este não continha explosivos.

Na véspera da viagem de Obama a Berlim, também houve um percalço que colocou à prova as forças de segurança. A polícia deteve um homem que foi até a Coluna da Vitória, onde Obama fará um discurso.

O homem ultrapassou as dezenas de cercas de separação que isolaram o trânsito ao local, gritando que tinha uma bomba, ameaça que as investigações mostraram ser falsas.

Na Alemanha, Obama deve pedir a europeus mais empenho no Afeganistão
Nesta tarde, ele pronunciará discurso sobre as relações entre EUA e Europa.
Alemães acompanham com atenção a campanha eleitoral norte-americana.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir