Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-07-2008

Dolly diminui intensidade e vira tempestade tropical no Texa
Fen�meno deve ficar ainda menos intenso � medida que entra no continente
Dolly diminui intensidade e vira tempestade tropical no Texa
Foto: AP

Dolly, o segundo furac�o da temporada 2008 no Atl�ntico, diminuiu de intensidade e voltou a ser uma tempestade tropical nesta quinta-feira (24), ao se direcionar para o sul do Texas, segundo relat�rio do Centro Nacional de Furac�es dos Estados Unidos.

Em seu aviso das 6h (hor�rio de Bras�lia), o �rg�o apontou que Dolly estava 155 km a noroeste de Brownsville e movia-se a oeste e nordeste a 11,27 quil�metros por hora, com ventos de 96,56 quil�metros por hora.

Dolly deve enfraquecer mais ainda, � medida em que adentrar mais o territ�rio norte-americano, causando at� 305 mil�metros de chuvas e enchentes generalizadas. Mesmo assim, a tempestade provocou estragos e inunda��es por onde passou, virando carros e fechando estradas.

Os operadores de energia observam as tempestades com aten��o, j� que elas adentram o golfo do M�xico e amea�am as instala��es norte-americanas de petr�leo e produ��o de g�s.

Dolly chegou a ser um furac�o de categoria 2, com ventos de 160 km por hora, antes de chegar � costa sul do Texas, na tarde de quarta-feira. Mas a tempestade est� se dirigindo ao extremo sul, bem longe do ponto onde destruiria o suprimento de g�s do golfo do M�xico.

V�rios produtores de petr�leo e g�s retiraram seus funcion�rios das plataformas da regi�o, uma medida preventiva contra a tempestade, mas o impacto sobre a produ��o foi m�nimo.

O Servi�o de Administra��o de Minerais dos Estados Unidos informou na quarta-feira que Dolly for�ou os produtores a suspender quase 5% da produ��o de petr�leo no golfo, o que equivale a cerca de 58 mil barris por dia, al�m de 8% da produ��o de g�s.

Os operadores de commodities tamb�m est�o atentos, pois as tempestades podem atingir safras agr�colas como o algod�o no Texas e de c�tricos na Fl�rida.

Outro relat�rio ser� divulgado nesta quinta-feira pelo Centro Nacional de Furac�es.

Dolly diminui intensidade e vira tempestade tropical no Texa. Fen�meno deve ficar ainda menos intenso � medida que entra no continente.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir