Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 24-07-2008

Dolly castiga Estado mexicano na fronteira com EUA
Americanas observam o trailer em que acampavam em South Padre Island, nos EUA, que foi virado de cabe�a para baixo pelos ventos do Furac�o Dolly, que atingiu o M�xico e o Texas
Dolly castiga Estado mexicano na fronteira com EUA
Foto: David J. Phillip/AP

da Efe, no M�xico

Os fortes ventos e a chuva que acompanham o furac�o Dolly atingiram o Estado de Tamaulipas (nordeste) nesta quarta-feira e provocaram a retirada de mais de 13 mil pessoas da regi�o, na fronteira com os Estados Unidos.

O governador Eugenio Hern�ndez Flores informou que o governo federal deslocou 2.300 policiais e soldados para ajudar a popula��o na chegada de um furac�o de categoria 2 na escala Saffir Simpson, que vai de um a cinco.

Al�m disso, especificamente para atender os afetados pelo Dolly foram mobilizadas 2.500 pessoas de corpora��es estatais e municipais de Tamaulipas, no golfo do M�xico.

O furac�o iniciou seus estragos �s 14h de Bras�lia em South Padre Island e seguiu em dire��o a Port Isabel, Bah�a Grande e Brazos Santiago Pass, 50 km ao nordeste de Brownsville, segundo o Centro Nacional de Furac�es (NHC, em ingl�s), com sede em Miami (Fl�rida).

As cidades mexicanas que podem sofrer mais com o furac�o s�o as da faixa norte do estado --Matamoros, Valle Hermoso, San Fernando, e Soto la Marina--, onde vivem cerca de 605 mil pessoas.

Em Matamoros, que tem mais de 462 mil habitantes, a passagem do furac�o provocou inunda��es em 27 bairros, al�m de interromper o fornecimento de energia el�trica e �gua. No entanto, n�o foram registradas v�timas, informou � Ag�ncia Efe a Defesa Civil.

Tamb�m s�o previstos preju�zos nas cidades de Nuevo Laredo e em Monterrey, capital de Nuevo Le�n, ambas no M�xico, assim como em Brownsville, Corpus Christi e Victoria, nos EUA.

A Comiss�o Nacional de �guas previu que o Dolly causar� esta noite chuvas torrenciais de 150mm a 300mm em Tamaulipas e Nuevo Le�n.

A Secretaria de governo disse em comunicado que embora o furac�o permane�a esta noite no sul do Texas, seus efeitos no norte do M�xico --de ventos intensos e chuvas torrenciais-- s�o "perigosos para a popula��o" que vive em casas com estrutura enfraquecida.

Acrescentou que se mant�m o "alerta vermelho" (risco m�ximo) em Tamaulipas e no leste de Nuevo Le�n, assim como o "alerta amarelo" (risco moderado) em Coahuila e San Luis Potos�.

O SMN (Servi�o Meteorol�gico Nacional) indicou em seu boletim das 20h (22h de Bras�lia) que o olho do Dolly se encontra no sul do Texas, e afirmou que seu �ndice de periculosidade � "forte".

O furac�o apresentava �s 19h (21h de Bras�lia) ventos m�ximos de 120 km/h e seq��ncias de 140 km/h.

A Petr�leos Mexicanos, que retirou 66 trabalhadores de uma plataforma localizada em frente � costa de Tampico, no sul de Tamaulipas, informou em comunicado que "n�o foram registrados feridos ou danos materiais em suas instala��es".

Dolly castiga Estado mexicano na fronteira com EUA.

Americanas observam o trailer em que acampavam em South Padre Island, nos EUA, que foi virado de cabe�a para baixo pelos ventos do Furac�o Dolly, que atingiu o M�xico e o Texas.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir