Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 24-07-2008

Morre aos 81 anos a cantora Zezé Gonzaga
Ela será velada na Câmara Municipal do Rio e enterrada no São João Batista. Cantora estava internada desde domingo e teve falência múltipla dos órgãos.
Morre aos 81 anos a cantora Zezé Gonzaga
Foto: Divulgação

Morreu na madrugada desta quinta-feira (24) a cantora Zezé Gonzaga, aos 81 anos. Ela estava internada no Hospital Silvestre, em Santa Tereza, no Centro do Rio, desde o último domingo (20) e, segundo amigos, teve falência múltipla dos órgãos.

Zezé será velada na Câmara Municipal do Rio e vai ser enterrada no cemitério São João Batista, em Botafogo, às 17h.

Biografia
A cantora começou a carreira ainda criança, como caloura do programa de Ary Barroso, e logo se tornou uma das mais famosas intérpretes da chamada era de ouro do rádio. Desanimada com os rumos de sua carreira, a mineira de Manhuaçu se aposentou cedo e passou 23 anos sem gravar.

Ela retornou à cena aos 76, com o lançamento do álbum "Sou apenas uma senhora que ainda canta", produzido por Hermínio Bello de Carvalho e lançado pela Biscoito Fino em 2002.

"Sempre achei que é a música que escolhe a gente. Quando você ouve e gosta, já foi escolhido por ela", declarou a cantora, na ocasião.

Em 1945, Zezé conquistou o primeiro lugar no programa "Pescando estrelas", da já extinta Rádio Clube do Brasil, apresentado por Arnaldo Amaral. Isso lhe valeu um contrato de 800 mil-réis com a emissora, que duraria até 1948. Nessa época, formou com a cantora Odaléa Sodré uma dupla batizada de As Moreninhas do Ritmo.

Seu primeiro LP, "Zezé Gonzaga", foi lançado em 1955 e considerado o melhor disco daquele ano. A canção "Ai ioiô (Linda Flor)", de Henrique Vogeler e Luiz Peixoto, era uma de suas grandes interpretações, além de "Nunca jamais", de Lalo Ferreira.

Em 1959, Zezé gravou duas músicas de Tom Jobim e Vinicius de Moraes: "A felicidade" e "Eu sei que vou te amar". A artista fez algumas apresentações nos anos 80 com o grupo Cantoras do Rádio e gravou o disco "Clássicas" ao lado da cantora Jane Duboc em 1999.

Morre aos 81 anos a cantora Zezé Gonzaga
Ela será velada na Câmara Municipal do Rio e enterrada no São João Batista.
Cantora estava internada desde domingo e teve falência múltipla dos órgãos.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir