Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 25-07-2008

Em ritmo de treino, Brasil vence o Japão
Bernardinho aproveita a partida para dar ritmo de jogo a todos os jogadores do time, que disputa neste sábado a semifinal contra os Estados Unidos
Em ritmo de treino, Brasil vence o Japão
Foto: http://globoesporte.globo.com

O Brasil garantiu, nesta sexta-feira, o primeiro lugar do Grupo E das finais da Liga Mundial com uma fácil vitória sobre o Japão, na segunda partida das duas equipes pela fase final da Liga Mundial de 2008. O placar de 3 sets a 0 (25/16, 25/23 e 25/15) foi o que menos importou, pois, com um time considerado reserva, os japoneses quase não ofereceram resistência aos campeões olímpicos e mundiais. O Brasil enfrenta, na semifinal, os EUA, segundos colocados do Grupo F, às 10h (de Brasília). A Rússia, segunda colocada no Grupo E, enfrenta a Sérvia, vencedora do Grupo F, às 13h. As partidas terão transmissão ao vivo da TV Globo e do SporTV.

Seleção entra em quadra ao som do tema de abertura da novela "Duas Caras"

Antes de entrar em quadra, a seleção brasileira foi saudada pelo cantor Sérgio Loroza, que cantou o tema de abertura da novela "Duas Caras", da TV Globo. A torcida, que compareceu em maior número que na estréia, foi ao delírio. Um contraste nas arquibancadas chamava a atenção: enquanto os torcedores brasileiros lotavam as arquibancadas e vibravam com o time, apenas dois torcedores japoneses incentivavam sua equipe, sem serem importunados.

Desde o início do primeiro set ficou clara a superioridade da seleção brasileira. Com maior volume de jogo, e aproveitando a facilidade encontrada para ajustar detalhes de posicionamento defensivo e jogadas de ataque, o time não demorou a abrir vantagem logo no início. Com Rodrigão começando como titular no lugar de André Heller, e Giba em quadra após ter sentido dores no pescoço após o jogo contra a Rússia, o Brasil não teve dificuldade para abrir vantagem. Impulsionados pela torcida, os donos da casa chegaram ao primeiro tempo técnico na frente: 8 a 4.

Na volta para a quadra, o Brasil manteve a concentração e não permitiu que os japoneses se aproximassem no placar. Com excelente atuação no saque e na defesa, o time conseguiu ampliar a vantagem, indo para o segundo tempo técnico com sete pontos à frente do Japão: 16 a 9. A potência dos ataques brasileiros impedia que os japoneses conseguissem armar jogadas, o que tornava o contra-ataque verde-e-amarelo mortal. Sem perder a concentração, os anfitriões mantiveram o domínio até o fim do set, vencendo por 25 a 16 em apenas 22 minutos.

Japão dá susto no segundo set

No segundo set, Bernardinho substituiu Giba por Murilo, para alegria das fãs que estavam próximas ao banco de reservas, que deixaram a partida de lado para chamar a atenção do melhor jogador do mundo para fotos. Dentro de quadra, a equipe não mantinha o ritmo do primeiro set, permitindo que o Japão encostasse no placar (7 a 6). Mesmo assim, o Brasil foi para o primeiro tempo técnico em vantagem: 8 a 6.

Aparentando alguma acomodação na partida, os brasileiros não conseguiam abrir vantagem, e o Japão se aproveitava para virar a partida após um bloqueio sobre André Nascimento, um erro de ataque de Murilo e um ataque explorando o bloqueio (13 a 11). Neste momento, Bernardinho pediu tempo e acertou o posicionamento defensivo da equipe, mas o ataque seguiu falhando, principalmente com Murilo. Em um erro de ataque de Dante, que pisou na linha dos três metros ao atacar do fundo da quadra, o Japão fez 16 a 13, indo para o segundo tempo técnico em vantagem.

Na volta à quadra, Bernardinho substituiu Marcelinho por Bruno, e a mudança pareceu ter surtido efeito. O Brasil conseguiu marcar três pontos seguidos surpreendendo o bloqueio adversário, virando o placar para 20 a 19. A torcida gostou da alteração e passou a gritar o nome do levantador reserva, que correspondeu com um ace, aumentando o placar para 21 a 19. O Japão, no entanto, reagiu novamente, empatando a partida em 23 a 23. Mas uma largada de Murilo e um bloqueio sensacional de Bruno em seguida fecharam o set em 25 a 23, em 25 minutos.

Brasil arrasa japoneses no terceiro set

No terceiro set, Bernardinho pôs André Heller no lugar de Gustavo, mantendo o plano de colocar todos os jogadores em quadra. O Brasil começou abrindo 4 a 0, com um ace de André Heller, um erro de ataque do Japão, um ataque de Dante e um bloqueio de Rodrigão. Com uma boa vantagem no placar, o Brasil teve tranqüilidade para trabalhar com sucesso variações ofensivas, indo para o primeiro tempo técnico vencendo por 8 a 2.

O retorno à quadra trouxe Samuel, único que não havia entrado na partida, no lugar de Dante na ponta. A mudança não alterou o panorama do jogo, e o Brasil aumentou a vantagem para 11 a 3, antes do pedido de tempo do técnico japonês.

Mesmo com uma pequena reação, os asiáticos não conseguiam encostar no Brasil, que, com o time reserva em quadra, parecia ter voltado a se concentrar na partida. Com ataques arrasadores de Samuel e Anderson, o Brasil foi para o segundo tempo técnico vencendo por 16 a 10. A partir daí, os donos da casa administraram a partida, garantindo a vitória no set por 25 a 15 em 21 minutos, e mostrando que tem um banco de reservas à altura da equipe titular.

Em ritmo de treino, Brasil vence o Japão e garante o primeiro lugar no Grupo E
Bernardinho aproveita a partida para dar ritmo de jogo a todos os jogadores do time, que disputa neste sábado a semifinal contra os Estados Unidos

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir