Categoria Politica  Noticia Atualizada em 26-07-2008

Obama e Sarkozy reiteram pedido por mais tropas
Em encontro em Paris, o candidato democrata � Casa Branca, Barack Obama, junto com o presidente franc�s, Nicolas Sarkozy, reiteraram pedido por mais tropas no Afeganist�o
Obama e Sarkozy reiteram pedido por mais tropas
Foto: Paul Richards/AFP

Obama e Sarkozy reiteram pedido por mais tropas no Afeganist�o

Publicidade
colabora��o para a Folha Online

O prov�vel candidato democrata � Casa Branca, Barack Obama, participou, nesta sexta-feira, em Paris, de uma entrevista coletiva com o presidente franc�s, Nicolas Sarkozy na qual ambos reiteraram pedidos para que sejam ampliadas as for�as militares para o combate ao terrorismo no Afeganist�o.

"Esta � uma guerra que precisamos ganhar", disse Obama, sobre os esfor�os de combate ao Taleban e � rede terrorista al Qaeda, no Afeganist�o. Ele disse ainda que os EUA precisam enviar mais tropas ao pa�s para "terminar o trabalho" que come�aram ap�s nos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001.

Sarkozy pediu tamb�m por mais tropas no afeganist�o, uma decis�o que Obama elogiou como "corajosa". O presidente franc�s conversou a portas fechadas com o democrata antes da entrevista coletiva.

Na Alemanha, de onde veio Obama ap�s um elogiado discurso para cerca de 200 mil pessoas, a chanceler Angela Merkel deixou claro que se op�e a proposta de refor�ar as tropas multinacionais da Otan (Organiza��o do Tratado do Atl�ntico Norte) no pa�s.

Em discurso aos berlinenses, Obama pediu maior alian�a entre EUA e os parceiros da Otan para combater o terrorismo, um dos desafios globais do s�culo 21. "Nenhuma na��o � forte o bastante para combater o perigo do terrorismo", disse, ovacionado pelo p�blico presente. "Os riscos est�o al�m das fronteiras e somente uma alian�a pode fazer frente aos desafios do s�culo 21", completou.

O combate no Afeganist�o foi um dos temas centrais da viagem internacional de Obama pelo Oriente M�dio e Europa. O democrata foi ao pa�s em sua primeira parada e reiterou, ap�s conversas com o presidente afeg�o e as tropas americanas no pa�s, que ser� necess�rio um refor�o nas tropas para combater o terrorismo.

Na entrevista em Paris, Obama falou tamb�m de outro dos "desafios do s�culo 21", o pol�mico programa nuclear iraniano. O senador por Illinois disse que o Ir� deveria aceitar a proposta da Uni�o Europ�ia de interromper o enriquecimento de ur�nio, que algumas na��es associam � constru��o de armas nucleares enquanto o Ir� defende que usa o programa apenas para produ��o de energia.

Aos rep�rteres, Obama disse ainda que o pa�s n�o deve esperar que o pr�ximo presidente dos EUA que assumir reduza a press�o sobre seu programa nuclear. "N�o esperem o pr�ximo presidente porque a press�o, eu acredito, s� vai aumentar", disse.

Amigo

Obama disse ainda que tanto ele quanto Sarkozy concordam que a quest�o nuclear iraniana "� uma situa��o extremamente grave" e que o mundo "deve ensinar uma mensagem forte para p�r fim a seu programa nuclear il�cito".

Sarkozy disse em entrevista ao jornal "Le Figaro", publicado nesta sexta-feira, que Obama � seu amigo. "Ao contr�rio de meus conselheiros da c�lula diplom�tica, nunca acreditei nas possibilidades de Hillary Clinton. Sempre achei que Obama seria designado", revela Sarkozy.

A visita do senador americano ser� r�pida, j� que Obama "reservou o jantar para o primeiro-ministro brit�nico Gordon Brown", aponta o "Le Figaro".

"Sou o �nico franc�s que o conhece", disse ainda Sarkozy, que esteve com Barack Obama em 2006, no Congresso, em Washington, e diz ter "boas recorda��es" desse encontro.

Em encontro em Paris, o candidato democrata � Casa Branca, Barack Obama, junto com o presidente franc�s, Nicolas Sarkozy, reiteraram pedido por mais tropas no Afeganist�o.

Com Associated Press, France Presse e Efe.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir