Categoria Geral  Noticia Atualizada em 26-07-2008

Tumulto durante fiscalização deixa três feridos
Tumulto durante fiscalização contra o comércio ilegal deixa três feridos na região do Brás, zona leste de São Paulo.
Tumulto durante fiscalização deixa três feridos
Foto: Almeida Rocha/Folha Imagem

da Folha Online

Um tumulto durante fiscalização contra o comércio ilegal na região do Brás (zona leste de São Paulo) deixou três feridos nesta sexta-feira.

De acordo com a Guarda Civil Metropolitana, ficaram feridos sem gravidade dois guardas e um agente de fiscalização. Um ambulante que teria se envolvido no tumulto foi encaminhado a uma delegacia da região.

A fiscalização no Brás foi ampliada após a prisão, no último dia 11, de 11 pessoas acusadas de extorquir dinheiro de ambulantes e comerciantes em troca de não fiscalizar irregularidades.

Cinco dos presos trabalhavam na Subprefeitura da Mooca. O esquema foi denunciado há três meses por ambulantes e, segundo o Ministério Público, era comandado por duas quadrilhas que atuavam na subprefeitura. Elas faturavam mais de R$ 1 milhão por mês.

De acordo com balanço parcial da subprefeitura, até as 11h de hoje, a operação de fiscalização já havia apreendido 33 sacos com mercadorias.

Denúncia

Na última terça-feira (22), o Ministério Público encaminhou à Justiça a denúncia (acusação formal) contra 13 suspeitos de envolvimento em um esquema para extorquir dinheiro de ambulantes e comerciantes na zona leste.

Ontem (24), a juíza Maria dos Anjos Garcia de Alcaraz da Fonseca, da 22ª Vara Criminal Central do Tribunal de Justiça, determinou a notificação dos envolvidos para que, em 15 dias, apresentem uma resposta --espécie de defesa-- por escrito. Após receber as respostas, ela decidirá se aceita a denúncia --ou seja, decidir se abre ou não processo contra os envolvidos.

Caso a denúncia seja aceita, eles passam a ser réus e, após a conclusão do processo, vão a julgamento. Em qualquer uma das fases do processo judicial, cabe recurso.

Tumulto durante fiscalização deixa três feridos na região do Brás.

Tumulto durante fiscalização contra o comércio ilegal deixa três feridos na região do Brás, zona leste de São Paulo. O camelô Deuzimar Trajano acusa a GCM (Guarda Civil Metropolitana) de agressão, após apreensão de mercadoria. A GCM diz que Deuzimar atropelou fiscais e guardas civis para não ter mercadorias apreendidas.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir