Categoria Politica  Noticia Atualizada em 26-07-2008

Brown e Obama se reúnem para discutir cenário internacional
Gordon Brown (esq.), primeiro-ministro britânico, recebe a visita de Barack Obama, senador norte-americano e candidato à Casa Branca, em Londres (Inglaterra); em um giro pela Europa, Obama discute cenário internacional com chefes de Estado europeus
Brown e Obama se reúnem para discutir cenário internacional
Foto: AFP

Londres, 26 jul (EFE).- O primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, e o candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, Barack Obama, se reúnem hoje em Downing Street para discutir assuntos do atual cenário internacional, como o Irã, o Oriente Médio e a crise mundial pelo encarecimento dos alimentos.

Obama, que aterrissou ontem à noite em Londres após uma viagem a Paris, chegou às 5h (de Brasília) à residência oficial do primeiro-ministro, em Downing Street, onde era esperado por vários jornalistas.

Antes de se reunir com o chefe do Governo, com quem deve discutir a disputa nuclear com o Irã, o processo de paz entre Israel e os palestinos e a mudança climática, Obama recebeu em seu hotel em Londres o ex-primeiro-ministro Tony Blair, atual enviado do "Quarteto de Madri" para o Oriente Médio, com que conversou por cerca de uma hora.

Depois de sua reunião com Brown, Obama deve visitar o Parlamento britânico para se encontrar com David Cameron, líder do Partido Conservador, o principal da oposição.

Tanto Brown como Cameron receberam em março o rival de Obama nas presidenciais de novembro nos EUA, o senador John McCain, que visitou o Reino Unido quando o democrata ainda estava imerso nas primárias de seu partido.

Para respeitar o protocolo estabelecido nessa ocasião, não está previsto que hoje haja entrevistas conjuntas ao término das reuniões.

Londres é a última etapa de um giro internacional que já passou por Paris e Berlim, na Europa, e Iraque, Afeganistão, Jordânia, Israel e o território palestino da Cisjordânia, no Oriente Médio.

Brown e Obama se reúnem para discutir cenário internacional.

Gordon Brown (esq.), primeiro-ministro britânico, recebe a visita de Barack Obama, senador norte-americano e candidato à Casa Branca, em Londres (Inglaterra); em um giro pela Europa, Obama discute cenário internacional com chefes de Estado europeus.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir