Categoria Politica  Noticia Atualizada em 27-07-2008

Kassab usou prefeitura para tentar influenciar pesquisa
Prefeito de SP teria pedido "a��o" em locais da pequisa. Gilberto Kassab (DEM) negou tentativa de interfer�ncia.
Kassab usou prefeitura para tentar influenciar pesquisa
Foto: http://doisdedosdeprosa.files.wordpress.com

O prefeito de S�o Paulo, Gilberto Kassab (DEM), afirma que "de maneira nenhuma" agiu com o prop�sito de inflar seu desempenho na pesquisa Datafolha. "Se eu quisesse fazer isso", argumenta o prefeito, "n�o teria me portado de maneira t�o franca e transparente".

Ele conta que j� havia dado instru��o semelhante aos subprefeitos antes do Datafolha anterior, "mas por telefone, de maneira menos organizada". E avisa que daqui para a frente pretende repetir o procedimento com todas as pesquisas registradas na Justi�a Eleitoral.

"Ningu�m s�rio acredita que pode influir nos resultados do Datafolha", diz Kassab. "Mas o inverso � verdade: pode-se evitar interfer�ncia indevida. Os funcion�rios da prefeitura est�o orientados a provocar o flagrante policial se isso ocorrer."

Coordenador da campanha de Marta Suplicy, o deputado federal Carlos Zaratini (PT-SP) diz considerar "lament�vel a utiliza��o da m�quina p�blica para influenciar as elei��es". Sobre a acusa��o de que simpatizantes do partido promoveriam dist�rbios sob medida para prejudicar Kassab nas pesquisas, ele diz que "� um argumento furado, pois o PT n�o disp�e de informa��o pr�via sobre onde � feito o campo".

Subprefeitos ouvidos ontem confirmam ter sido "alertados" por Kassab sobre a realiza��o da pesquisa e as supostas "a��es do PT", mas dizem nada ter feito a esse respeito.

Agi de forma franca e transparente, diz prefeito

"Eu n�o recebi o e-mail porque o meu [endere�o eletr�nico] estava desativado, mas a gente foi orientado para n�o deixar o PT tumultuar", afirmou Beto Mendes, subprefeito de Cidade Ademar.

Antes de Kassab reconhecer a autoria da mensagem aos subprefeitos, Eduardo Odlak, da Mo�ca, havia dito que n�o se recordava se recebera ou n�o o e-mail. Em seguida, come�ou a rir e n�o parou mais. "Eu s� abri os e-mails da prefeitura. Isso deve estar no pessoal, � isso?". Mais tarde, informado do que Kassab havia dito, reconheceu que sabia da "orienta��o".

"Eu n�o me lembro se recebi e-mail, mas todo mundo estava comentando, talvez eu j� tivesse ci�ncia disso. Mas n�o � poss�vel fazer nada para interferir em pesquisas", diz Luiza Nagib Eluf, da Lapa.

Cl�vis Luiz Chaves, de S�o Mateus, tamb�m confirmou as "orienta��es", mas disse que tudo "transcorreu normalmente". "Caso contr�rio, eu chamaria a pol�cia".

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir