Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 27-07-2008

Pelo menos 14 pessoas morreram em Istambul
Atentado duplo em Istambul deixa 14 mortos e 140 feridos. Duplo atentado na Turquia
Pelo menos 14 pessoas morreram em Istambul
Foto: http://afp.google.com

Duas bombas explodiram na noite deste domingo (hor�rio local) em Istambul e deixaram ao menos 15 mortos e 154 feridos, em um momento de alta tens�o dna Turquia, entre uma investiga��o de um grupo golpista e a poss�vel proibi��o do partido que est� atualmente no poder.

O atentado ocorreu em uma avenida comercial do bairro perif�rico de Gungoren, na margem europ�ia da cidade turca.

"N�o cabe nenhuma d�vida, se trata de um ataque terrorista", disse o prefeito de Istambul, Muammer Guler. "Havia dois explosivos (...). Os dois em lixeiras. Explodiram com uma diferen�a de 10 a 12 minutos. Depois da primeira explos�o, as pessoas correram e ent�o ocorreu a segunda explos�o, que causou as mortes."

O prefeito acrescentou que muitas pessoas ficaram feridas quando estavam em estabelecimentos comerciais pr�ximos aos locais das explos�es.

A c�lula de crise do governo de Istambul confirmou que 15 pessoas morreram e 154 ficaram feridas.

Segundo testemunhos de pessoas que presenciaram o atentado, a segunda explos�o foi muito mais forte que a primeira, o que veio a refor�ar a tese de que o atentado foi planejado para causar o maior n�mero poss�vel de v�timas.

Numerosas ambul�ncias e equipes de bombeiros se dirigiram ao local e a pol�cia estabeleceu um per�metro de seguran�a para examinar pacotes suspeitos nas imedia��es.

Segundo a rede de televis�o "NTV", a pol�cia privilegiava a tese de que o atentado foi produzido pelos curdos do PKK (Partido dos Trabalhadores do Curdist�o). Questionado sobre o assunto, Guler disse que era muito cedo para tomar uma posi��o, e que a pol�cia examinaria imagens gravadas por c�meras de seguran�a colocadas nas imedia��es.

V�rios atentados registrados em Instambul foram atribu�dos no passado ao PKK, que luta desde 1984 pela independ�ncia do Curdist�o turco. Esse conflito j� deixou mais de 37 mil mortos.

Tens�o

O duplo atentado ocorre quando a Turquia vive um per�odo de alta tens�o. Na �ltima quinta-feira, um tribunal de Istambul decidiu julgar a rede nacionalista Ergenekon, acusada de semear o caos e a viol�ncia para preparar o terreno para um golpe de Estado contra o governo.

O caso trouxe tens�o porque entre os 86 acusados figuram, al�m de mafiosos, personalidades de primeiro plano do campo laico, entre eles generais e jornalistas, que s�o advers�rios radicais do atual governo por considerar que eles querem derrubar a laicidade do pa�s e implantar um Estado isl�mico.

Devido a esta acusa��o, um Tribunal Constitucional foi lan�ado neste domingo na capital do pa�s, Ancara, para deliberar sobre uma poss�vel proibi��o do partido governista AKP por ter atividades antilaicas.

Duas bombas explodiram na noite deste domingo em Istambul e deixaram ao menos 15 mortos e 154 feridos, em um momento de alta tens�o dna Turquia, entre uma investiga��o de um grupo golpista e a poss�vel proibi��o do partido que est� atualmente no poder.

Saiu no G1

Istambul, 27 jul (EFE).- Pelo menos 14 pessoas morreram e 140 ficaram feridas, muitas delas em estado grave, por causa da explos�o de duas bombas hoje em um bairro de Istambul, informaram as autoridades turcas.

O prefeito da localidade, Muammer Guler, qualificou o incidente de "atentado terrorista", embora tenha dito que ainda � cedo para determinar a responsabilidade do ataque.

Guler descartou a possibilidade de o autor deste atentado ser um terrorista suicida e disse que havia duas bombas, situadas em latas de lixo, que foram detonadas por controle remoto.

Fontes da Pol�cia disseram � Ag�ncia Efe em Ancara que "tudo indica" que o ataque foi perpetrado pelo Partido dos Trabalhadores de Curdist�o (PKK).

As fontes destacaram que "n�o seria a primeira vez" que o PKK detona uma bomba de pouca pot�ncia em uma lata de lixo na rua para detonar uma mais potente minutos mais tarde.
As explos�es aconteceram com dez minutos de diferen�a a partir das 21h55 (15h55, em Bras�lia) em uma rua de G�ngoren, um bairro comercial de classe m�dia baixa, na parte europ�ia da cidade.

Uma testemunha citada por uma rede de televis�o local afirmou que cerca de mil pessoas se aproximaram do local ap�s a primeira explos�o, minutos antes de acontecer a segunda.

As explos�es de Istambul acontecem poucas horas ap�s ataques do Ex�rcito turco contra posi��es do PKK no norte do Iraque.

Enquanto em Istambul explodiam as duas bombas, na cidade de Bingol (sudeste da Turquia), tr�s desconhecidos tentaram atacar o escrit�rio de seguran�a p�blica,

A Pol�cia matou dois dos suspeitos, enquanto o terceiro conseguiu fugir, informou o jornal "Milliyet" em sua edi��o eletr�nica. EFE

Fonte: Folha Online e G1
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir