Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-07-2008

Agricultores participam de olimpíada no PR
Atividades de rotina na roça viraram esporte em Guami
Agricultores participam de olimpíada no PR
Foto: Reprodução

Agricultores participaram de uma olimpíada diferente em Guamiranga (PR). Atividades de rotina na roça viraram esporte. Os atletas e a torcida se divertiram.

Uma das provas foi a corrida dos cem metros, em que só participaram maiores de 60 anos. Antes da largada, a dúvida: será que o coração agüenta? O agricultor José Reinaldin, de 69 anos, chegou em primeiro lugar e faturou o bicampeonato. "A receita é ter saúde, não beber e não fumar. Assim, acho que conserva a gente com saúde", disse.

A competição vai além de descobrir os agricultores mais fortes e resistentes. As provas também testam as habilidades dos concorrentes. É o caso da corrida de tratores. Como na Fórmula 1, os pilotos dão a volta de apresentação, depois buscam velocidade na reta e precisão na curva. Os mais experientes disseram que nesta competição a prática faz a diferença. "Eu me criei na lavoura. Sou agricultor, meu pai é agricultor. Então, faz muito tempo que toco o trator", contou o agricultor Elington Reich.

A festa é uma tradição que passa de pai para filho. Joilson, de 8 anos, ganhou a prova de laço e deixou o agricultor Eliseu dos Santos orgulhoso. "Aprendeu com os tios e com o pai e já está lavoura. É o que gostam e têm capacidade de fazer", disse.

Agricultores participam de olimpíada no PR. Atividades de rotina na roça viraram esporte em Guami.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir