Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-07-2008

Família protesta em frente à creche onde morreu bebê
Parentes da criança exigem o fechamento da escola, na Zona Norte de São Paulo.Creche, que nega negligência no caso
Família protesta em frente à creche onde morreu bebê
Foto: globo.com

Parentes do bebê Gabriel, que morreu aos 7 meses na creche Pedacinho da Lua, na Zona Norte de São Paulo, protestaram em frente ao local, na manhã desta segunda-feira (28).

Eles pediram o fechamento da creche, alegando negligência. "Quero o fechamento dessa escola para que não aconteça com essas crianças o que aconteceu com meu neto", disse a avó de Gabriel, Maria Aparecida Ribeira. "Por que não tinha resgate na hora? Por que não tinha ninguém preparado?", questionou o pai da criança, Júlio César Ribeira.

A escola está fechada nesta segunda por luto e deve reabrir na terça-feira (29). A direção diz que acionou o Corpo de Bombeiros e define a morte como uma fatalidade que pode acontecer a qualquer um, até em casa.

Investigação
A polícia aguarda a conclusão dos laudos do Instituto Médico-Legal (IML), que vão definir a causa exata da morte do menino. Esse laudo oficial pode demorar até dois meses para ficar pronto. A polícia já abriu inquérito e deve ouvir depoimentos de parentes de Gabriel e funcionários da escola durante essa semana, mas ainda não há uma data definida.

Vistoria
A diretora de ensino do Jaçanã, Leila Barbosa Oliva, explicou que no máximo a cada quatro meses é feita uma supervisão para verificar as condições de trabalho das escolas particulares. Na escola onde morreu Gabriel, a última foi feita no dia 26 de junho e tudo estava de acordo com o que determina a legislação.

"No final do ano passado, a supervisão deixou em termo a necessidade de se treinar os funcionários em primeiros socorros e de essa preocupação estar expressa no projeto pedagógico. O projeto apresentado pela escola esse ano já continha as providências que a direção estava tomando em relação ao atendimento do socorro", afirmou Leila.

Ela complementa: "uma vez tendo ocorrido esse fato, nós determinamos que fosse aberta uma diligência. Uma comissão de supervisores vai verificar o que aconteceu. Nós só podemos dizer que ela vai continuar funcionando ou não após essa verificação da comissão de supervisores."

Família protesta em frente à creche onde morreu bebê.

Parentes da criança exigem o fechamento da escola, na Zona Norte de São Paulo.Creche, que nega negligência no caso.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Miguel R. Pereira Netto    |      Imprimir