Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 28-07-2008

Museu de Macau guarda lembranças do tricampeão Ayrton Senna
Macacão, capacete e carro que o brasileiro pilotou na última prova antes de chegar à F-1 estão entre os itens que mais fazem sucesso no local
Museu de Macau guarda lembranças do tricampeão Ayrton Senna
Foto: globo.com

Um surrado macacão vermelho com patrocínio do extinto Banco Nacional está entre as relíquias do Museu do Grande Prêmio de Macau. Ele pertenceu a Ayrton Senna e foi usado na última prova que o brasileiro disputou antes de chegar à Fórmula 1.

O GP de Macau de 1983 de F-3 ficou marcado por vários motivos. Gerhard Berger diz que a corrida de 20 de novembro daquele ano foi a melhor de sua carreira. Após ser pole-position e vencer as duas baterias, Senna foi chamado por Frank Williams para testar um F-1 pela primeira vez. No ano seguinte, assinou com a Toleman e começou o caminho para o tricampeonato mundial.

O museu de Macau tem também um carro que Michael Schumacher usou quando ganhou o GP local em 1990. A corrida também entrou pela história pela disputa que o alemão travou com Mika Hakkinen. Nas voltas finais, ele foi acertado na traseira pelo finlandês e, mesmo com a traseira danificada, conseguiu vencer a prova na soma das duas baterias. O museu também tem carros que venceram a prova desde a década de 60 e motos que disputaram o GP local.

Além de Senna, outros três brasileiros venceram em Macau: Roberto Moreno em 1982, Mauricio Gugelmin em 1985 e Lucas di Grassi, em 2005, ano em que bateu o polonês Robert Kubica.

Museu de Macau guarda lembranças do tricampeão Ayrton Senna.

Macacão, capacete e carro que o brasileiro pilotou na última prova antes de chegar à F-1 estão entre os itens que mais fazem sucesso no local.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Miguel R. Pereira Netto    |      Imprimir