Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-07-2008

Milhares de servo-bósnios protestam contra prisão de Karadzi
Servo-bósnio segura foto de Radvan Karadzic durante protesto contra prisão do ex-líder em Banja Luka, distante 120 km de Sarajevo, na Bósnia.
Milhares de servo-bósnios protestam contra prisão de Karadzi
Foto: Radivoje Pavicic/AP

da Efe, em Sarajevo

Milhares de pessoas protestaram neste sábado em várias cidades servo-bósnias contra a detenção do ex-presidente e suposto criminoso de guerra Radovan Karadzic, detido na última segunda em Belgrado.

A maior concentração de manifestantes, de até duas mil pessoas, foi registrada na localidade de Pale, cerca de 30 quilômetros ao sudeste de Sarajevo, onde vive a família de Karadzic e onde o ex-líder viveu durante a guerra (1992-1995).

Muitos manifestantes levavam camisetas com fotos de Karadzic e mostraram bandeiras sérvias e cartazes com fotos do ex-presidente servo-bósnio.

O protesto foi organizado pelo nacionalista SDS (Partido Democrático Sérvio), fundado por Karadzic em 1990, apesar de seu nome ter sido apagado da lista de membros em 2001 por causa das fortes pressões da comunidade internacional.

O atual líder do SDS, Mladen Bosic, declarou que o protesto é "uma oração por Karadzic e pelas vítimas desta incrível caça por este homem" e denunciou as pressões que a família do ex-líder sofreu enquanto ele se escondia da Justiça internacional.

Milhares de servo-bósnios protestam contra prisão de Karadzic.

Servo-bósnio segura foto de Radvan Karadzic durante protesto contra prisão do ex-líder em Banja Luka, distante 120 km de Sarajevo, na Bósnia. Milhares de servo-bósnios foram às ruas neste sábado demonstrar apoio a Karadzic, acusado de ser responsável por massacre de muçulmanos durante a Guerra da Bósnia, em 1995.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir