Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-07-2008

Premiê israelense parabeniza Exército por matar membro
Soldado israelense monta guarda enquanto palestinos esperam para atravessar fronteira em Hebron, na Cisjordânia;
Premiê israelense parabeniza Exército por matar membro
Foto: Nasser Shiyoukhi/AP

da Efe, em Jerusalém

O premiê de Israel, Ehud Olmert, parabenizou neste domingo as IDF (Forças de Defesa de Israel, na sigla em inglês) por terem matado na manhã de hoje, na cidade de Hebron (Cisjordânia), um miliciano do Hamas que estava escondido em uma casa derrubada por uma escavadeira.

"Naturalmente, não entrarei aqui nos detalhes, mas foi uma operação muito bem-sucedida", disse Olmert no início de uma reunião com os ministros de seu governo.

A operação começou ontem à noite, quando militares israelenses cercaram a casa em que Shahab Natshi, 25, integrante do braço armado do Hamas, as Brigadas de Ezzedine al Qassam, se escondia.

"Os soldados vieram até nossa casa à meia-noite e nos levaram até onde meu filho se escondia. Pedi a ele pelo alto-falante que se entregasse, mas ele não quis", contou à imprensa a mãe de Shahab, Um Izzat al Natshi.

Doze horas depois, o Exército optou por derrubar a casa com Shahab dentro. O corpo dele depois podia ser visto sob os escombros, segundo testemunhas.

"Derrubaram a casa inteira sobre a cabeça do meu filho. Não fui capaz de ver seu corpo porque [a casa] ficou em pedaços", acrescentou Izzat.

Em comunicado, as Brigadas de Ezedin al Qassam advertiram que a "resposta a esse crime será imediata e dolorosa".

Uma porta-voz militar israelense confirmou a morte do miliciano palestino, mas não esclareceu como ela aconteceu.

Meios de comunicação locais dizem que Shahab Natshi organizou o atentado suicida que, em fevereiro, matou uma mulher na cidade israelense de Dimona.

Segundo o Exército israelense, enquanto trocavam tiros com o miliciano, os soldados ouviram "uma série de explosões dentro da casa, possivelmente causadas por artefatos explosivos". Além disso, viram outro ativista, pelo qual estão procurando.

Premiê israelense parabeniza Exército por matar membro do Hamas.

Soldado israelense monta guarda enquanto palestinos esperam para atravessar fronteira em Hebron, na Cisjordânia; tropas de Israel mataram um militante do Hamas neste domingo ao derrubarem uma casa com uma escavadeira.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir