Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 29-07-2008

Ataques suicidas no Iraque matam mais de 50 pessoas
Ataques suicidas no Iraque mataram ao menos 53 pessoas e feriram mais de 249 pessoas
Ataques suicidas no Iraque matam mais de 50 pessoas
Foto: AP

Das ag�ncias internacionais

Ataques suicidas mataram ao menos 53 pessoas e feriram mais de 249 no Iraque.

Em Bagd�, tr�s bombas explodiram numa peregrina��o Xiita, matando 32 pessoas e ferindo outras 102, de acordo com as informa��es da pol�cia. O atentado ocorreu quando dezenas de milhares de pessoas participavam de uma peregrina��o anual � Kadhamiya, no noroeste da cidade.

Segundo informa��es do porta-voz do ex�rcito iraquiano, General Qassim al-Moussawi, as bombas foram detonadas por mulheres.

As explos�es aconteceram perto do distrito de Karradah, no centro de Bagd�, uma �rea em que muitos peregrinos passariam com destino ao santu�rio.

Um militar americano atribuiu o ataque � Al-Qaeda, apesar de nenhum grupo ter assumido a responsabilidade pelo atentado. Peregrinos xiitas t�m sido alvo frequente de ataques dos militantes sunitas da rede terrorista Al Qaeda, que consideram o ramo xiita da religi�o her�tico.

No domingo, Al-Moussawi disse que mais de 100 mil pessoas da for�a de seguran�a do Iraque e do ex�rcito americano estariam fazendo a seguran�a da tradicional peregrina��o.

Veja imagens de um dos atentados
A peregrina��o em comemora��o � morte de Imam Moussa al-Kadhim j� levou mais de um milh�o de pessoas �s ruas de Bagd� em anos anteriores.

Kirkuk
Em outro ataque, na cidade de Kirkuk, uma explos�o aconteceu quando milhares de pessoas protestavam contra as elei��es provinciais do Iraque, matando ao menos quinze pessoas. Segundo o governo aut�nomo do Curdist�o, o atentado foi feito por mulheres.

Ap�s a explos�o, v�rios tiros foram disparados por curdos contra escrit�rios de partidos turcomenos, que se op�e as revindica��es da maioria curda na regi�o.

Kirkuk � a cidade mais importante de uma rica regi�o petrol�fica do norte do Iraque e o centro de disputas entre as autoridades do Curdist�o iraquiano e do governo de Bagd�.

Os dois atentados desta segunda-feira foram os mais sangrentos desde o dia 17 de junho, quando um caminh�o-bomba matou 63 pessoas no bairro de Hurriyah, em Bagd�.

Ataques suicidas no Iraque matam mais de 50 pessoas.

Ataques suicidas no Iraque mataram ao menos 53 pessoas e feriram mais de 249 pessoas.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir