Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-07-2008

Quatro ursos pandas nascem em cativeiro em menos de 24 horas
Dois dos quatro pandas que nasceram em reserva chinesa nos �ltimos dias
Quatro ursos pandas nascem em cativeiro em menos de 24 horas
Foto: Reuters

Pequim, 27 jul (EFE).- Quatro ursos pandas nasceram em cativeiro neste fim de semana em tr�s partos diferentes e com menos de 24 horas entre um e outro, um fato sem precedentes na China, informou hoje a ag�ncia oficial "Xinhua".

Na tarde de ontem, a ursa Qiyuan (Sorte M�gica) deu � luz um casal de f�meas. Poucas horas depois, outra ursa, Chenggong (�xito), pariu um filhote.

O �ltimo parto deste agitado fim de semana no centro de pesquisa de ursos pandas, em Chengdu, aconteceu na madrugada de hoje, quando a ursa Zhuzhu (P�rola) deu � luz um filhote de 186 gramas, o mais robusto de todos.

A not�cia � uma alegria para as �reas de cria��o de pandas em Chengdu e para o resto da prov�ncia de Sichuan, regi�o onde o terremoto de 12 de maio causou graves danos � reserva natural dos ursos e a morte de um deles.

O urso panda, s�mbolo da China, � um dos animais mais amea�ados de extin��o do planeta, devido aos problemas reprodutivos da esp�cie, causados pela perda de habitat e pela endogamia, entre outros fatores.

Atualmente, h� cerca de 1,5 mil ursos pandas em liberdade na China nas prov�ncias de Sichuan, Shaanxi e Gansu. O centro de pesquisa de Chengdu tem 71.

Quatro ursos pandas nascem em cativeiro em menos de 24 horas na China.

Dois dos quatro pandas que nasceram em reserva chinesa nos �ltimos dias.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir