Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-07-2008

São Paulo multa 1 motorista a cada 6 segundos
Caminhoneiros aguardam na grama ao lado da rodovia dos Imigrantes, em São Paulo, dar 10 horas para poderem entrar na cidade sem tomar multa no primeiro dia de rodízio para caminhões
São Paulo multa 1 motorista a cada 6 segundos
Foto: Moacyr Lopes Junior / Folha Imagem

da Folha Online

O total de multas de trânsito aplicadas em junho foi recorde na cidade de São Paulo: 418 mil, 580 por hora ou uma a cada 6,2 segundos, informam Alencar Izidoro e Ricardo Sangiovanni em reportagem publicada na Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal). O número é 20% superior ao do mesmo mês de 2007 e 3,5% acima da maior marca até então.

O aumento ocorreu antes do veto a caminhões dentro do centro expandido, que ocorreu em 30 de junho e já resultou em 18 mil multas. A partir desta segunda-feira a restrição será ampliada, e o rodízio de caminhões vai vigorar também nas vias limítrofes do centro expandido --avenida dos Bandeirantes, marginal Tietê e marginal Pinheiros, entre outras.

Desde o dia 30 de junho, os caminhões estão proibidos de trafegar na chamada ZMCR (Zona Máxima de Restrição de Circulação) --área de 100 km quadrados interna ao centro expandido-- das 5h às 21h, de segunda a sexta-feira, e das 10h às 14h aos sábados. Com o rodízio, os caminhões ficarão proibidos de circular, em um dia da semana.

A expectativa da prefeitura é retirar 20% dos cerca de 126 mil caminhões por dia nesses locais nos horários de pico.

A Folha apurou que há preocupação da gestão Kassab com a impopularidade de uma quantidade excessiva de multas às vésperas das eleições --exceto contra caminhões.

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) atribui o aumento das multas à maior fiscalização. Em agosto, haverá mais 265 agentes de tráfego nas ruas. O total de radares também subirá. Estima-se que a receita com multas salte de R$ 392 milhões em 2007 para R$ 557 milhões em 2008 --mais 42%.

Assine a Folha

São Paulo multa 1 motorista a cada 6 segundos.

Caminhoneiros aguardam na grama ao lado da rodovia dos Imigrantes, em São Paulo, dar 10 horas para poderem entrar na cidade sem tomar multa no primeiro dia de rodízio para caminhões.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir