Categoria Policia  Noticia Atualizada em 29-07-2008

Polícia investiga morte de criança em creche de SP
Polícia Civil de SP deve começar a ouvir nesta semana familiares e funcionários da creche onde Gabriel Santos Ribeira, de 7 meses, morreu.
Polícia investiga morte de criança em creche de SP
Foto: Robson Ventura/Folha Imagem

da Folha Online
do Agora

A Polícia Civil de São Paulo deve começar nesta semana a ouvir familiares e funcionários da creche onde Gabriel Santos Ribeira, de sete meses, morreu na última sexta-feira (25). Familiares do menino dizem que ele poderia estar vivo se funcionários da creche particular Pedacinho da Lua, na Vila Medeiros (zona norte), tivessem chamado o resgate rapidamente.

"Pelos meus cálculos, foram cerca de 25 a 30 minutos desde que meu filho passou mal até o atendimento no hospital", conta o pai, Júlio Cezar Ribeira, 26 anos.

O pai disse ter deixado a criança na creche às 11h de sexta-feira e retornado para buscá-lo por volta das 14h. Depois de esperar do lado de fora, ele foi chamado às pressas, pois o filho não respirava. Júlio Cezar pegou o menino --que tinha os lábios arroxeados-- e o levou ao Hospital Nipo-Brasileiro. Os médicos atestaram que ele havia morrido de parada cardiorrespiratória.

Conforme o pai, o menino não tinha problemas de saúde quando foi deixado na creche. Ele diz ainda que levou a comida que deveria ser dada ao garoto porque os alimentos servidos na creche não faziam bem à criança.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, a funcionária da creche afirma que Gabriel estava no berçário e que ela só percebeu que o menino não respirava quando foi trocar as fraldas dele, pouco antes de o pai chegar.

O Condepe (Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana) pediu nesta segunda-feira que o Ministério Público, por meio da Promotoria da Infância e Juventude, acompanhe as apurações e realize uma vistoria na creche para verificar possíveis irregularidades.

Segundo a Secretaria da Segurança, o inquérito foi instaurado pela Polícia Civil na sexta-feira. Não há confirmação, no entanto, sobre as datas dos depoimentos.

Outro lado

Em nota publicada em seu site, a creche afirma que é com "imensa dor e pesar" que lida com a morte de Gabriel.
A creche classificou o fato como "tragédia" e afirmou que "todos os procedimentos recomendados em relação à alimentação, arroto, descanso em posição vertical e colocação para dormir foram adotados".

No comunicado, a escola ainda destaca as "avaliações freqüentes realizadas por inspetores da prefeitura que constatam a conformidade das práticas em relação ao projeto pedagógico e ao cumprimento de normas de segurança e qualidade". E acrescenta que a fatalidade "pode acontecer a qualquer um, até em casa, enquanto seu filho dorme".

Polícia investiga morte de criança em creche de SP e começa a ouvir depoimentos.

Polícia Civil de SP deve começar a ouvir nesta semana familiares e funcionários da creche onde Gabriel Santos Ribeira, de 7 meses, morreu. Familiares do menino dizem que ele poderia estar vivo se funcionários da creche tivessem chamado o resgate rapidamente.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir