Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-07-2008

Crise na Aerolíneas
Metade dos vôos da Aerolíneas Argentias com partida de Buenos Aires para o Brasil atrasaram nesta segunda-feira.
Crise na Aerolíneas
Foto: EFE

da Folha Online

Cinco das dez partidas da empresa Aerolíneas Argentinas programadas para esta segunda-feira no aeroporto de Ezeiza, nos arredores de Buenos Aires, rumo a cidades do Brasil, apresentaram atraso ou deverão atrasar. A informação é da própria empresa e consta da lista fornecida pela Aeropuertos Argentina 2000 (empresa privada que administra parte dos aeroportos).

Os brasileiros que estão na Argentina enfrentam atrasos para retornar ao país desde sábado (26).

O problema, como admitiu o gerente-geral da companhia Aerolíneas à agência de notícias Télam, Julio Alak, é causado por overbooking. "Temos 28 aviões em operação quando deveria haver 42 aeronaves, mas o mais grave é que quem a gerenciava [o grupo Marsans] vendeu passagens como se tivesse a frota completa, com mais de 50 aviões", afirmou. Ele disse que "não há solução mágica", mas que a empresa trabalha para recuperar aviões que estão fora de circulação e normalizar a situação.

Segundo dados fornecidos pela Aerolíneas ao site Aeropuertos Argentina 2000, quatro vôos decolaram hoje, todos eles com atraso. O AR 1240 (com destino a Guarulhos), deveria ter saído às 6h50 e decolou às 7h30. O AR 1228, com destino a Porto Alegre (RS) saiu de Buenos Aires às 11h24 (deveria ter voado às 9h). O vôo AR 1254, rumo ao Tom Jobim (Río), tinha horário previsto para as 9h30 e só decolou às 13h04. O AR 1242, com destino ao aeroporto de Guarulhos (Grande São Paulo), partiu às 12h34, pouco mais de duas horas depois do previsto, às 11h10.

Outros cinco vôos apresentaram ou vão apresentar atraso --dois para São Paulo, o AR 1248, que deveria ter saído às 14h30; e o AR 1244, que tinha horário previsto para saída de Buenos Aires às 16h10, mas a empresa já informou que haverá demora. Um terceiro vôo que tinha como destino São Paulo, o 1980, está indefinido. A empresa informou apenas que orientou os passageiros a procurar o balcão do terminal de Ezeiza para ter informações a respeito.

Outros dois vôos têm como destino o aeroporto Tom Jobim, no Rio, e apresentam problemas. Trata-se do AR 1256 (que deveria ter saído às 14h55) e o AR 1252, que tem saída prevista para 19h55 mas deverá atrasar, segundo a empresa.

A Aerolíneas Argentinas informou que o vôo AR 1262, com destino a Guarulhos, está mantido para as 20h35 de hoje.

Domésticos

Segundo informações da Aeropuertos Argentina 2000, os vôos com destinos para localidades da Argentina pela Aerolíneas também apresentam diversos problemas.

Um dos principais terminais do país, o Aeroparque Jorge Newbery, em Buenos Aires, registra problemas em 23 das 55 partidas previstas da Aerolíneas Argentinas e sua subsidiária, a Austral.

A maior parte dos problemas ocorre com a Aerolíneas. Dos 30 vôos previstos no aeroparque, 16 apresentaram problemas. Um foi cancelado, 14 atrasaram e em um deles a empresa pede para que o balcão da Aerolíneas no terminal seja procurado.

Metade dos vôos da Aerolíneas com partida de Buenos Aires para o Brasil atrasam.

Metade dos vôos da Aerolíneas Argentias com partida de Buenos Aires para o Brasil atrasaram nesta segunda-feira. A companhia vive crise e admite overbooking.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir