Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-07-2008

Casos de Aids no mundo chegam a 33 milhões
Segundo estudo, em 2007 foram 2,7 milhões de novos casos. Apenas 1/3 dos que precisam estão sendo tratados contra a doeça, diz ONU
Casos de Aids no mundo chegam a 33 milhões
Foto: google

O coordenador do Programa Conjunto das Nações Unidas para a Aids no Brasil, Pedro Chequer, apresentou nesta terça-feira (29) um estudo mostrando que houve 2,7 milhões de novos casos da doença no mundo em 2007.

Segundo o levantamento, 2,3 milhões desses eram adultos. Com o aumento, a Organização das Nações Unidas (ONU) estima que aproximadamente 33 milhões de pessoas sejam portadores do vírus HIV.

O estudo revela que cerca de 2 milhões de pessoas morreram de Aids no ano passado, a maioria de adultos. A ONU estima que 7.400 pessoas sejam infectadas diariamente pela Aids no mundo, 45% delas têm entre 15 e 24 anos.

Uma preocupação do coordenador da ONU no Brasil sobre os números globais é em relação à disponibilidade ao tratamento. "Hoje, cerca de 3 milhões de pessoas têm acesso ao tratamento anti-retroviral, o que significa que apenas um terço daqueles que precisam dos medicamentos estão sendo tratados", comentou Chequer.

Mesmo assim houve bastante avanço nessa área. Em 2002, apenas 250 mil pessoas tinham acesso aos medicamentos no mundo. No ano passado, cerca de 3 milhões tinham acesso a eles.

África
A ONU calcula ainda que 67% das pessoas infectadas com Aids no mundo residam em países da região sul da África. O estudo mostra que cerca de 22 milhões de pessoas sejam portadores da HIV nessas nações. De todos os novos casos registrados no ano passado, aproximadamente 1,9 milhão foram nesses países.

Chequer disse que, apesar desses números, os países dessas regiões apresentaram dados mostrando que fazem o tratamento pré-natal para evitar a transmissão vertical (de mãe para filho) e a distribuição de preservativos. Contudo, ele afirmou que os investimentos no tratamento dos doentes ainda estão muito aquém do ideal.

Crianças
O estudo da ONU mostra ainda que cerca de 370 mil crianças foram infectadas pelo HIV no ano passado. Pouco mais de 270 mil morreram. Entre 2001 e 2007, o número de crianças com Aids no mundo passou de 1,6 milhão para 2 milhões.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir