Categoria Economia  Noticia Atualizada em 30-07-2008

Feirantes pedem mudança em lei que exige venda de banana
Para presidente de sindicato, nova determinação prejudica a categoria.Consumidores de São Paulo ficam divididos em relação à nova lei.
Feirantes pedem mudança em lei que exige venda de banana
Foto: Luciana Bonadio

O presidente do Sindicato dos Feirantes do Estado de São Paulo, José Torres Gonçalves, disse nesta terça-feira (29) que pretende pedir ao governo mudanças na lei que obriga os comerciantes a venderem a banana por quilo e não mais por dúzia. Para ele, a medida prejudica a categoria, já que a venda do produto por dúzia é uma tradição nas feiras.

"Nós vamos conversar com o governador [José Serra] para que o consumidor tenha opção: quem quiser comprar por quilo, que compre por quilo, quem quiser por dúzia, que compre por dúzia", afirmou Gonçalves. O presidente do sindicato diz que os feirantes descartam as bananas de má qualidade para vender por dúzia. No caso da nova venda por peso, ele teme que muitos comerciantes deixem bananas ruins no cacho.

"Os feirantes compram por dúzia, nunca foi por quilo. A gente trabalha assim há muitos anos. A gente limpa a banana, tira o talo para deixar mais bonita para o consumidor. [Os comerciantes] vão deixar mais tranqueira na penca para pesar mais. Isso vai ser favorável para o mau comerciante, a gente quer que o consumidor tenha um bom atendimento", diz Gonçalves.

Ele defende que a venda por dúzia do produto na feira já é uma tradição. "Você aprende ainda na escola que a banana é vendida por dúzia", justifica. A idéia é acompanhada pela aposentada Maria Helena Souza, de 70 anos, que costuma comprar bananas na feira. A família dela consome uma dúzia do produto todas as semanas.

Feirantes pedem mudança em lei que exige venda de banana.

Para presidente de sindicato, nova determinação prejudica a categoria.Consumidores de São Paulo ficam divididos em relação à nova lei.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Miguel R. Pereira Netto    |      Imprimir