Categoria Policia  Noticia Atualizada em 30-07-2008

Radovan Karadzic é levado a Haia para ser julgado por crime
No Tribunal de Haia, ele deve ser acusado de genocídio durante a guerra da Bósnia.
Radovan Karadzic é levado a Haia para ser julgado por crime
Foto: http://www.g1.com.br

O ex-líder sérvio da Bósnia Radovan Karadzic chegou à penitenciária do Tribunal Penal Internacional de Haia (TPI) na madrugada desta quarta-feira (30), informou a agência de notícias Tanjug, para ser julgado por genocídio e crimes de guerra.

Um comboio de carros partiu às 3h45 local (22h45 de Brasília) do Tribunal Especial de Belgrado, onde Karadzic estava preso desde sua detenção, em 21 de julho.

Karadzic tentava evitar sua transferência ao Tribunal de Haia para a ex-Iugoslávia, onde será julgado por crimes cometidos durante a guerra da Bósnia (1992-1995).

O promotor-chefe do Tribunal Penal Internacional para a Antiga Iugoslávia (TPII), Serge Brammertz, garantiu que "fará o possível" para que o processo de Karadzic acabe "com sucesso", numa alusão ao caso do ex-presidente sérvio Slobodan Milosevic, que morreu antes de ser condenado.

"O tribunal também aprende com o passado", disse Brammertz, em sua primeira entrevista após a transferência à prisão de Haia do ex-líder servo-bósnio.

Sobre a possibilidade de que se repita a frustração provocada pela morte de Milosevic antes que pudesse ser condenado, o promotor-chefe disse que sua equipe trabalhará da maneira "mais eficiente", mas ressaltou que o processo será "complicado"

Entenda o conflito da Bósnia e a prisão de Karadzic

O ex-presidente dos sérvios da Bósnia comparecerá pela primeira vez na quinta-feira às 16h locais (11h no horário de Brasília) diante de um juiz do TPI, que lhe perguntará se se declara culpado ou não, anunciou o tribunal nesta quarta.

Durante a primeira audiência, será pedido a Karadzic que se declare culpado ou não de 11 acusações de crimes de guerra, crimes contra a humanidade e genocídio por seu envolvimento na guerra da Bósnia (1992-1995). No entanto, ele não será obrigado a responder imediatamente, e terá um prazo legal de 30 dias para fazê-lo.

Manifestações
Na noite de terça-feira (29), 46 pessoas ficaram feridas em uma manifestação de apoio a Karadzic realizada no centro de Belgrado, após um confronto entre centenas de jovens e a polícia.

A manifestação de apoio a Karadzic e contra "o regime traidor e ditatorial" do presidente Boris Tadic, organizada pela oposição nacionalista sérvia, reuniu mais de 15 mil pessoas no centro de Belgrado.

Os manifestantes protestaram ainda contra a prisão e o traslado de Karadzic para o Tribunal de Haia.

Karadzic é acusado de ter desempenhado um papel crucial no cerco a Sarajevo e no massacre de 8 mil muçulmanos em Srebrenica, a maior atrocidade desse tipo cometida na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

Radovan Karadzic, um psiquiatra de 63 anos, foi preso quando viajava em um ônibus por Belgrado, após ficar foragido por mais de uma década, fazendo-se passar pelo doutor Dragan Dabic, um especialista em medicina alternativa.

Radovan Karadzic é levado a Haia para ser julgado por crime de guerra
No Tribunal de Haia, ele deve ser acusado de genocídio durante a guerra da Bósnia.
Nesta terça, 46 pessoas ficaram feridas em uma manifestação de apoio a Karadzic.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir