Categoria Comunidade  Noticia Atualizada em 26-01-2006

Nossa Senhora dos Navegante
A comunidade da Barra do Itapemirim, em Marataízes, comemora a festa de Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira do balneário.
Nossa Senhora dos Navegante
Maratimba.com

A comunidade da Barra do Itapemirim, em Marataízes, comemora a festa de Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira do balneário. Teve início nesta última terça-feira com novena e missa.

A Paróquia da Santíssima Trindade, organizadora do evento, ressalta que neste ano irão receber pela primeira vez na tradicional procissão fluvial que acontecera no dia 29 próximo, a presença do Bispo Dom Célio que num barco de pesca vai percorrer em procissão levando a imagem da padroeira da comunidade e dos pescadores.

A igreja surgiu em 1889, e a partir de 1936, ou seja, a 70 anos atrás começou uma das mais tradicionais comemorações da religiosidade católica do Estado. No inicio era realizado por barco a vela, a imagem era puxada por um rebocador da empresa de navegações "Soares e Irmão" que subiam o rio ate a Vila do Itapemirim.

A partir de 1946, os barcos passaram a ser motorizados, levando as imagens de Na. Sra dos Navegantes, de Na. Sra. da Conceição e de São Francisco, todas feitas de madeira e que foram trazidas de Portugal pela mãe do doador do terreno onde foi erguido a igreja, o português Simão Soares, que construiu o Trapiche e o Palácio das Águias, hoje em ruínas.

A nota destoante da comemoração é que desde 1994 as três imagens foram roubadas da paróquia e até hoje não foram recuperadas. Padre Evaldo Praça responsável das festividades, informa que o dia da padroeira é 02 de fevereiro, mas durante toda a semana acontecera comemorações com novenas e missas.

O padre Evaldo destaca que pela primeira vez a procissão vai contar com a presença de um Bispo. Ressalta ainda que haverá show dia 28 com o padre Zeca na Praça da Barra.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir