Categoria Policia  Noticia Atualizada em 30-07-2008

Karadzic é transferido para Haia
Carro leva o ex-líder sérvio da Bósnia, Radovan Karadzic, para o aeroporto de Belgrado, de onde iria embarcar para a Holanda para ser julgado no tribunal de Haia por crimes de guerra
Karadzic é transferido para Haia
Foto: Reuters

O ex-líder sérvio da Bósnia, Radovan Karadzic, está a caminho de Haia, na Holanda, nas primeiras horas desta quarta-feira, para ser julgado no tribunal para crimes de guerra da antiga Iugoslávia.

A notícia foi divulgada pela mídia estatal sérvia.

Vários carros deixaram o prédio de um tribunal na capital sérvia, Belgrado, onde Karadzic era mantido desde sua prisão, há nove dias.

Karadzic estava foragido há mais de uma década. Ele deve responder a acusações de genocídio e crimes contra a humanidade ligadas ao conflito na Bósnia (1992 a 1995), ocorrido após a desintegração da Iugoslávia. O ex-líder sérvio foi indiciado no Tribunal de Haia em julho de 1995, acusado de autorizar a morte de civis durante o cerco de Sarajevo, que durou 43 meses. Quatro meses depois, foi indiciado por genocídio pela morte de cerca de 8 mil homens e meninos muçulmanos, depois que as forças de seu comandante militar Ratko Mladic tomaram Srebrenica.

Gás lacrimogêneo A transferência de Karadzic para Haia é realizada poucas horas depois de uma manifestação em Belgrado contra a sua prisão, que acabou em violência.

Mais de 40 pessoas ficaram feridas em choques entre manifestantes favoráveis ao ex-líder sérvio da Bósnia e a polícia nas ruas da capital sérvia, Belgrado.

A polícia usou balas de borracha e gás lacrimogêneo para dispersar pequenos grupos. Uma testemunha, Henry Langston, disse à BBC que os manifestantes, a maioria jovens, atacaram os policiais com barras de metal, cestos de lixo e objetos que pegaram nas ruas. Cerca de cem pessoas tentaram romper um cordão de segurança da polícia.

O ato público, que chegou a reunir 15 mil pessoas. Os choques ocorreram nos discursos finais da concentração organizada pelo Partido Radical, que é nacionalista.

Karadzic é transferido para Haia.

Carro leva o ex-líder sérvio da Bósnia, Radovan Karadzic, para o aeroporto de Belgrado, de onde iria embarcar para a Holanda para ser julgado no tribunal de Haia por crimes de guerra.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir