Categoria Policia  Noticia Atualizada em 30-07-2008

PF prende médico no Rio
Policiais prendem o médico Joaquim Ribeiro Filho (à esquerda), ex-chefe da equipe de transplantes de fígado do Fundão, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
PF prende médico no Rio
Foto: Bruno Gonzalez/Agência Estado

O ex-chefe da equipe de transplantes hepáticos do Hospital do Fundão, Joaquim Ribeiro Filho, no Rio de Janeiro foi preso pela Polícia Federal durante a operação "Fura-Fila", na manhã desta quarta-feira, acusado de vender vagas em filas de transplantes.

Os médicos Eduardo de Souza Martins Fernandes, Giuliano Ancelmo Bento, João Ricardo Ribas e Samanta Teixeira Basto também foram denunciados pelo Ministério Público Federal, e vão responder por peculato (crime de desvio de recursos ou bens por servidor). Eles são acusados de desviar órgãos de 2003 a 2007, preterindo a lista nacional de transplantes de fígado.

A pedido do MPF, a 3ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro expediu um mandado de prisão preventiva contra Joaquim Ribeiro Filho e nove mandados de busca e apreensão. A denúncia, proposta pelo procurador da República Marcello Miller, foi recebida pela Justiça, dando início ao processo penal.

O procurador considerou a prisão preventiva de Ribeiro Filho necessária à ordem pública e ao curso do processo, pois ele já vem usando a influência sobre a equipe de transplantes hepáticos do HUCFF para dificultar a apuração dos fatos.

O MPF conseguiu na Justiça que os outros denunciados fossem temporariamente proibidos de fazer transplantes hepáticos. Em relação aos réus Bento, Ribas e Basto, foi ainda requerida a designação antecipada da audiência judicial, pois nesses casos é possível a suspensão condicional do processo.

A investigação começou em 2003, quando Jaime Ariston, irmão do secretário estadual de transportes, Augusto Ariston, recebeu um fígado mesmo ocupando o 32º lugar na fila única. Dois dias antes, Joaquim Ribeiro Filho foi nomeado coordenador do RioTransplante, à revelia do órgão, pelo secretário estadual de Saúde, Gilson Cantarino. A investigação foi conduzida pela Polícia Federal, em coordenação e diálogo permanentes com o Ministério Público Federal.

Entre 6h e 10h desta quarta, os policiais vasculharam a casa do médico Joaquim Ribeiro Filho, na Rua Mário Portela 243, em Laranjeiras, Zona Sul. Os agentes estiveram também no consultório do médico, no Centro da cidade, onde apreenderam documentos. O preso e o material foram levados para a Superintendência da PF, na Praça Mauá.

Mais de mil pacientes esperam por um fígado no Rio, sendo 622 na fila do Fundão.

PF prende médico acusado de vender vagas em fila de transplante no Rio de Janeiro.

Policiais prendem o médico Joaquim Ribeiro Filho (à esquerda), ex-chefe da equipe de transplantes de fígado do Fundão, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), suspeito de chefiar o grupo que vendia lugares na fila de transplantes de fígado no Rio. Joaquim, que foi detido em Laranjeiras, zona sul, era investigado na operação Fura-Fila da Polícia Federal.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir