Categoria Geral  Noticia Atualizada em 31-07-2008

Lula afirma que país fez o que pôde para chegar a um acordo
Para isso os países ricos precisam flexibilizar, para que os países pobres possam vender.
Lula afirma que país fez o que pôde para chegar a um acordo
Foto: Reprodução

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje (30) que o Brasil fez "o que podia e o que não podia" para que terminassem em acordo as negociações da Rodada Doha.

"Está claro que nós fizemos as concessões que eram necessárias fazer em produtos industriais, está claro que fizermos acordos na área de agricultura e está claro que eles não fizeram o que deveriam, senão tínhamos feito um acordo", afirmou.

Para o presidente Lula, no entanto, as negociações não estão encerradas, e a partir de agora não dependem mais de técnicos e sim dos mandatários dos países.

"Não acabou a negociação, é apenas uma pausa para reflexão. Acho que o bom senso ainda vai permitir que as pessoas entendam que é preciso que haja esse acordo e esse acordo não precisa de técnicos. Precisa agora sentar os presidentes dos países, os primeiros-ministros, que decidem, e tomem uma decisão do que querem e do que não querem fazer", afirmou.

Na avaliação de Lula, os problemas na Rodada Doha foram mais de ordem política do que econômica.

"Eu diria que em um país do tamanho dos Estados Unidos, com eleição marcada para o fim do ano, algum presidente se dispor em divergências com produtores agrícolas é impensável", avaliou.

O presidente disse ainda que os governantes dos países que se reuniram em Genebra nos últimos dias perderam uma oportunidade extraordinária de apresentar ao mundo e, sobretudo aos países mais pobres, a garantia de que haveria mais paz, democracia, oportunidades de trabalho e menos migrações.

Para isso os países ricos precisam flexibilizar, para que os países pobres possam vender.

Lula afirma que país fez o que pôde para chegar a um acordo.

Fonte: Midiacon
 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir