Categoria Geral  Noticia Atualizada em 31-07-2008

Pediatra diz que refluxo é problema comum entre bebês
A suspeita de morte de dois bebês em creches de São Paulo por sufocamento, logo após terem sido alimentados
Pediatra diz que refluxo é problema comum entre bebês
Foto: Reprodução

Brasília - A suspeita de morte de dois bebês em creches de São Paulo por sufocamento, logo após terem sido alimentados, chamou a atenção para um problema muito comum entre as crianças, o refluxo. Segundo a pediatra Renata Waskman, chefe do departamento de segurança da criança e do adolescente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o problema é fácil de ser evitado, mas o desconhecimento de procedimentos básicos pode levar a conseqüências graves, chegando à morte.

"O bebê tem fraqueza muscular. Então a válvula cárdia, que fica na entrada do estômago, é imatura nos bebês e não segura tudo o que cai no estômago com efetividade", explica Waskman. Se o bebê comer e for colocado na posição vertical, "a própria lei da gravidade acaba facilitando a volta do leite que pode chegar até a boca", alerta a pediatra.

As medidas para evitar os problemas são simples. A primeira orientação é que, logo após a mamada ou ingestão de outros alimentos, o bebê seja colocado na posição elevada para arrotar. "É bom estimular a região das costas, dar umas batidinhas bem leves para ajudar na eliminação desse ar. O adulto precisa ter paciência e deixar o bebê nesssa posição pelo menos 20 minutos", recomenda Renata.

Após o procedimento, a posição mais segura para deitar a criança no berço ou em qualquer outra superfície é com a barriga para cima. "É a posição chamada de decúbito frontal. O ideal ainda é que a cabeceira do berço ou do carrinho esteja na posição elevada", destaca a representante da SBP.

Ainda não foi confirmada a causa da morte de nenhum dos bebês em São Paulo. Mas os médicos que atenderam Gabriel, de 7 meses, na última sexta-feira (25), após passar mal em uma creche, constataram a presença de restos de alimento nos pulmões da criança. "Mas a gente não pode afirmar que foi refluxo. Ela poderia ter algum outro problema, uma convulsão, um problema cardiológico", pondera Renata.

A pediatra defende que a principal forma de previnir acidentes é com informação. Ela recomenda ainda que profissionais que trabalham no atendimento de crianças façam um curso de suporte básico de vida, semelhante ao de primeiros socorros, oferecidos em centros de treinamento. "Ele ensina as principais manobras de ressucitação, de desobstrução e retirada de corpo estranho. As pessoas precisam ter conhecimento dos principais riscos que cercam as crianças desde o nascimento", alerta.

Pediatra diz que refluxo é problema comum entre bebês.

Fonte: Midiacon
 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir