Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 31-07-2008

PARABÉNS À ATUAÇíO DA PM EM ITAPEMIRIM
Parabéns à Polícia Militar que está desenvolvendo um brilhante trabalho em Itapemirim
PARABÉNS À ATUAÇíO DA PM EM ITAPEMIRIM

Parabéns à atuação da PM em Itapemirim

Parabéns à Polícia Militar que está desenvolvendo um brilhante trabalho em Itapemirim. Vemos, jogadas às traças, a segurança em muitos. Sei que ainda é pouco o que pode, no momento, a PM oferecer, devido a uma série de necessidades que tem, penso inclusive, na falta de material humano, de repente. A disciplina que a PM tem colocado no trânsito de nossa cidade é digna de apreciação e aplausos.

Quantas vezes pedestres têm de dividir o espaço na calçada, com veículos. Está mais que na hora de arremessarmos os vícios carregados por longos anos. Itapemirim está crescendo. Em vários aspectos.

Na tarde de quarta-feira (30) um veículo estava obstruindo o tráfego na rua Tte. Cel. Gomes Bittencourt, próximo a Prefeitura Municipal, quando um policial apitou por várias vezes. Tempo depois um guincho credenciado pelo Detran o retirou do local. Disciplina!!!
Centenas de curiosos aproximaram-se do local para presenciar o ‘incidente’. À cena, pessoas foram atraídas, outras espiavam de suas janelas, outras mais saiam de seus escritórios, lojas e até mesmo em frente à PMI formou-se uma aglomeração.
Pareciam fãs de artistas ao assistirem a um show musical. População participando, presenciando, aprovando o belo trabalho.

Não somente no verão e nas praias percebe-se a atuação brilhante da Polícia Militar, onde o policiamento ostensivo é elogiado por turistas, comerciantes e moradores, mas, também, na realização de demais eventos onde ela tem marcado presença, a exemplo do Confabani – Concurso Nacional de Fanfarras e Bandas de Itapemirim, em partidas de futebol de maior concentração por parte de visitantes, como foi o caso da abertura do Campeonato Municipal de Futebol Amador. A PM esteve presente com quatro viaturas em todos os campos, etc.

Quando cada qual faz sua parte, o lugar se torna mais feliz, com pessoas mais otimistas e isto promove uma Itapemirim com mais qualidade vida.

Se todos agissem segundo os princípios do pensador francês Montesquieu, que explicou, sistematizou e ampliou a divisão dos poderes que fora anteriormente estabelecida por Locke, quem tenderia a ganhar seriamos nós, os próprios agentes.

O filósofo iluminista acreditava que, "para afastar governos absolutistas e evitar a produção de normas tirânicas, seria fundamental estabelecer a autonomia e os limites de cada poder".

"Criou-se, assim, o sistema de freios e contrapesos, o qual consiste na contenção do poder pelo poder, ou seja, cada poder deve ser autônomo e exercer determinada função, porém o exercício desta função deve ser controlado pelos outros poderes. Assim, pode-se dizer que os poderes são independentes, porém harmônicos entre si".
Essa divisão clássica está consolidada atualmente pelo artigo 16 da Declaração Francesa dos Direitos do Homem e do Cidadão (1789) e é prevista no artigo 2º na nossa Constituição Federal.

Os tempos são outros e percebemos a cada dia que no Brasil o Poder Executivo administra a coisa pública; o Poder Legislativo legisla e fiscaliza e; o Poder Judiciário julga, aplicando a lei a um caso concreto que lhe é posto, resultante de um conflito de interesses, portanto, os municípios caminham a passos largos para um futuro promissor. Mas, para que tenhamos mais êxito, é preciso fazer como fez o policial mencionado no início do artigo: coloquemos em prática a conjugação de o verbo FAZER no futuro do subjuntivo. Antes, porém, vejamos onde nós nos enquadramos: eu, tu, ele, nós, vós, eles.
Quando EU fizer a minha parte, trocando idéias, escrevendo, cobrando obras do meu prefeito; quando TU fizeres a tua parte contribuindo ao menos com uma denúncia anônima, exigindo a participação ativa de seu vereador na sua comunidade - legislando; quando ELE/ELA fizer a parte dele (a) em suas atribuições, participando de conselhos municipais, o padre (Igreja), o pastor (Igreja), em sua homilia exortar os fiéis a "ficarem atentos às propostas dos candidatos; quando NÓS fizermos a nossa parte, unidos – a união faz a força, o médico, o professor, o advogado; quando VÓS fizerdes vossa parte não olhando simplesmente para vossos próprios umbigos, o motorista, o gari; quando ELES fizerem a parte deles sendo menos egoístas, teremos não um Itapemirim feliz, mas uma Nação de iguais...

PS:
"Posso ir à falência múltipla, posso morrer de overdose do meu próprio brio, mas jamais deixarei de ser EU... Escrevo para quem quiser ler. Nada obrigo a ninguém. Que me venham os comentários! Aos elogios – obrigado. Aos que me criticam: muitíssimo obrigado. Que prazer me proporciona, afinal, você também me lê!"

    Fonte: O Autor
 
Por:  José Geraldo Oliveira (DRT-ES 4.121/07 - JP)    |      Imprimir